Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 3 - Eletromagnetismo - 9ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick - Capítulo 24.7 - Ex. 18
Ver Outros Exercíciosdesse livro
A figura (a) mostra duas partículas carregadas. A partícula 1, de carga , é mantida fixa no lugar a uma distância d da origem. A partícula 2, de carga , pode ser deslocada ao longo do eixo x. A figura (b) mostra o potencial elétrico V na origem em função da coordenada x da partícula 2. A escala do eixo x é definida por . O gráfico tende assintoticamente para para . Qual é o valor de em termos de ?
Passo 1
Não sabemos quanto vale nem d, mas vamos achar o valor de sem precisar achar estes valores, usando duas informações do gráfico. Vamos ver como.
- Informação 1: Essa eu acho mais fácil de perceber: quando a partícula 2 está em x = 8,00 cm, o potencial total é zero.
- Informação 2: Essa talvez seja mais difícil de perceber: quanto a partícula 2 está no infinito, o potencial na origem depende somente da partícula 1, e o enunciado deu o valor desse potencial.
Passo 2
Vamos fazer as contas primeiro com a info. 2:
Daí, a gente tem o seguinte:
Passo 3
Agora vamos usar a info 1:
Corta o K:
Quantas cargas fundamentais isto dá? Só dividir:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Considere uma carga pontual q = 1,0 μC, o ponto A a uma distância d 1
Ver Mais
Na figura (a), uma partícula de carga +e está inicialmente no ponto z
Ver Mais
A figura (a) mostra três partículas no eixo x. A partícula 1 (com uma
Ver Mais
Uma carga de - 9,0 n C está distribuída uniformemente em um ane
Ver Mais
Um pósitron (carga + e , massa igual à do elétron) está se movendo com
Ver Mais