Enunciado

O fluxo elétrico através de cada face de um cubo de 2,0   m × 2,0   m × 2,0   m é de 100   N m 2 C . Qual é o valor da carga total no interior do cubo?

Passo 1

Faaaaaala, galera... Tranquileba??

Sabemos que o fluxo total de um cubo é dado por:

ϕ T = Q i n t ε 0

E sabendo que um cubo contem 6 faces, o fluxo sobre uma superfície é dadas por:

ϕ f a c e = Q i n t 6 ε 0

Então:

6 ϕ f a c e * ε 0 = Q i n t

E sabendo também que a permissividade elétrica no vácuo é de:

ε 0 = 8,85 × 10 - 12   C 2 N m 2

Passo 2

Então:

6 100 N m 2 C * 8,85 × 10 - 12   C 2 N m 2 = Q i n t

Q i n t = 5.31   n C

Resposta

Q i n t = 5.31   n C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A lei de Gauss seria útil no cálculo do campo devido a três cargas puntiforme iguais localizadas nos vértices de um triângulo equilátero, explique?
Será E necessariamente nulo, no interior de um balão de borracha( isolante) carregado, se o balão por (a) esférico ou (b) do formato de uma salsicha? Para cada forma, suponha que a carga esteja unifor
Um balão esférico de borracha tem uma carga uniformemente distribuída sobre a sua superfície. Enquanto o balão é inflado, de que modo E varia para pontos (a) Dentro do balão, (b) na superfície do balã
Na seção 25 - 6 vimos que a lei de Coulomb pode ser deduzida da lei de Gauss. Isso significa que necessariamente a lei de Gauss pode ser deduzida da lei de Coulomb?
De acordo com a lei de Gauss, como se aplicou na seção 25 - 7 , é necessário que todos os elétrons de condução num condutor isolado estejam sobre sua superfície?