Enunciado

Uma folha de papel plana, com área igual a 0,250   m 2 , é orientada de tal modo que a normal ao plano forma um ângulo de 60 ° com a direção de um campo elétrico uniforme, de módulo igual a 14   N / C . a Calcule o módulo do fluxo elétrico através da folha. b A resposta do item a depende da forma geométrica da folha? Por quê? c Para que ângulo ϕ , entre a normal ao plano e a direção do campo elétrico, o módulo do fluxo elétrico através da folha se torna i máximo? i i mínimo? Explique seu raciocínio.

Passo 1

No item anterior, calculamos o fluxo elétrico utilizando das informações: campo elétrico ( E → ) , da área da folha ( A ) e o ângulo entre a normal do plano e a direção do campo elétrico ( ϕ ) . Assim aplicamos na fórmula:

Φ E = E → ∙ A → = E → A c o s ϕ

Passo 2

Percebemos que a forma geométrica da folha não foi importante durante toda a execução. Porém um fato que precisamos observar é que no enunciado foi dito que a folha é plana, ou seja, o ângulo da normal da folha e o campo elétrico não se alteram na superfície da folha.

Resposta

O módulo do fluxo elétrico através da folha não depende da forma geométrica da folha, pois apenas utilizamos sua área total e o ângulo entre a normal da folha e o campo elétrico.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

15.4E Calcule a força F sobre a esfera azul vista na Figura 15.13, supondo que as esferas têm diâmetro muito menor do que L .
15.10E Calcule o valor total da carga negativa (de todos os elétrons) (A) na Terra e (B) na Lua, supondo que o número de prótons em cada um desses corpos seja igual ao número de nêutrons. (C) Suponha
15.8E As duas pequenas esferas metálicas vistas na Figura 15.16, de mesmo raio, estão suspensas por fios finos de náilon.Mostre que θ ' = θ . (B) Imagine que um fino fio condutor faça contato simultân
Uma casca esférica está carregada eletricamente de forma homogênea. Utilize a lei de Gauss e considerações de simetria para demonstrar que o campo elétrico no interior da casca é nulo.
Mostre que as linhas de força do campo elétrico do par de cargas opostas, esboçadas na Figura 15.4C do texto, são consistentes com a lei de Gauss.