Exercícios de Fluxo de Campo Elétrico - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Um campo elétrico dado por:
Atravessa um cubo com de aresta posicionado na forma demonstrada na figura. ( é dado em newtons por Coulomb e em metros). Determine o fluxo elétrico:
(a) através da face superior,
(b) através da face inferior,
(c) através da face da esquerda,
(d) através da face da traseira.
(e) Qual é o fluxo elétrico total através do cubo?
Ver solução completaQuestão 2
Numa região do espaço de interesse, existe um campo elétrico constante (uniforme e estacionário), na direção e sentido de . Nessa mesma região, temos uma superfície cúbica abstrata, que encerra uma partícula (pontual) de carga localizada no seu centro. Três das faces do cubo estão assinaladas na figura: as faces e são paralelas ao plano , ao passo que a face é paralela ao plano . Em relação ao fluxo (, , ) do campo elétrico através de cada uma dessas faces (com orientação do vetor normal para fora, como usual), qual das alternativas abaixo é a correta?
Questão 3
Em todos os pontos da superfície do cubo da figura, o campo elétrico é paralelo ao eixo , O cubo tem de aresta. Na face superior do cubo, , na face inferior, . Determine a carga existente no interior do cubo.
Ver solução completaQuestão 4
Uma carga puntiforme () está no centro de uma esfera imaginária que tem raio igual a .
- Determine a área da superfície da esfera.
- Determine a magnitude do campo elétrico em todos os pontos na superfície da esfera.
- Qual é o fluxo do campo elétrico através da superfície da esfera?
- A sua resposta para o item c) mudaria se a carga puntiforme fosse deslocada de forma a permanecer dentro da esfera, mas não no centro dela?
- Qual é o fluxo do campo elétrico através da superfície de um cubo imaginário que tem aresta de de comprimento e que engloba a esfera?
Questão 5
O campo elétrico em uma das faces de um paralelepípedo é uniforme em todos os pontos dessa face e aponta perpendicularmente para fora da face. Na face oposta, o campo elétrico também é uniforme em todos os pontos e aponta perpendicularmente para dentro da face, como mostra a Figura abaixo. As duas faces mencionadas possuem uma inclinação de em relação à horizontal, enquanto e são, ambos, horizontais; o módulo de é igual a e o módulo de é igual a .
- Supondo que nenhuma outra linha de campo atravesse as superfícies do paralelepípedo, determine a carga líquida contida em seu interior.
- O campo elétrico existente é produzido somente pelas cargas no interior do paralelepípedo ou pode ser produzido também por cargas existentes fora dele? Como se pode ter certeza disso?
Questão 6
Um cone circular reto imaginário, como mostrado na Figura abaixo, com ângulo de base e raio da base está em uma região livre de cargas que tem um campo elétrico uniforme , cujas linhas de campo são verticais e paralelas ao eixo do cone, como na figura. Qual o fluxo do campo elétrico pela área lateral desse cone?
Ver solução completaQuestão 7
A superfície quadrada da figura tem de lado e está imersa em um campo elétrico uniforme de módulo e com linhas de campo fazendo um ângulo de com a normal como mostra a figura.
Tome essa normal como “apontando para fora”, como se a superfície fosse a tampa de uma caixa. Calcule o fluxo elétrico através da superfície.
Ver solução completaQuestão 8
Uma carga pontual de está no centro de uma superfície gaussiana cúbica de de aresta. Qual é o fluxo elétrico através da superfície?
Ver solução completaQuestão 9
Um retângulo de situa-se no plano . Qual será o valor do fluxo elétrico através do retângulo se:
?
?
Ver solução completaQuestão 10
Numa região do espaço de interesse, existe um campo elétrico constante (uniforme e estacionário), na direção e sentido de . Nessa mesma região, temos uma superfície cúbica abstrata, que encerra uma partícula (pontual) de carga localizada no seu centro. Três das faces do cubo estão assinaladas na figura: as faces e são paralelas ao plano , ao passo que a face é paralela ao plano . Em relação ao fluxo (, , ) do campo elétrico através de cada uma dessas faces (com orientação do vetor normal para fora, como usual), qual das alternativas abaixo é a correta?
Questão 11
Uma bola esférica de cobre tem raio e se encontra em posição concêntrica dentro de uma cavidade esférica de cobre de raio intermo . Na esfera interna existe uma elétrica .
(a) Use a lei de Gauss para calcular o campo elétrico na região .
Ver solução completaQuestão 12
12ª questão - O octaedro regular, representado na figura, é um poliedro com 8 faces iguais. Suponha que uma carga puntiforme seja colocada no centro geométrico do octaedro. O fluxo do campo elétrico através de cada face do octaedro vale:
A)
B)
C)
D) zero
E) Não é possível calcular, pois o campo elétrico não é constante em cada face.
Ver solução completaQuestão 13
Uma partícula com carga encontra-se na origem do sistema de coordenadas mostrado na figura
- Escreve a expressão do campo elétrico , devindo à carga , o ponto do eixo , localizado a uma altura do plano
- Qual carga , colcoada em anula o fluxo do campo elétrico através da superfície cilíndrica fechada que contém o ponto ?
- Qual carga , colocada em , anula o campo elétrico no ponto
Questão 14
Considere os dois fios ilustrados na figura abaixo: um fio de comprimento e um fio infinito, ambos muito finos e carregados negativamente. A densidade de carga é a mesma para os dois fios. As setas representam as linhas de campo em cada caso. Para cada um dos fios, calculamos o fluxo elétrico através das superfícies (idênticas nos dois casos). Podemos afirmar que:
- Os fluxos são negativos nos dois casos, mas o fluxo no caso 1 é maior que o fluxo no caso 2.
- Os fluxos são negativos nos dois casos, mas o fluxo no caso 2 é maior que o fluxo no caso 1.
- Os fluxos são nulos nos dois casos.
- Os fluxos são positivos e iguais nos dois casos.
- Os fluxos são negativos e iguais nos dois casos.
Questão 15
Considere o sistema de cargas na figura ao lado. O fluxo de campo elétrico total através da superfície é:
Questão 16
Em uma região do espaço existe um campo elétrico , se , e se , onde . Considere um cilindro imaginário de de comprimento e de raio da base, com centro na origem e eixo sobre o eixo . Qual é a carga total no interior do cilindro?
Questão 18
Q – Uma carga elétrica está localizada no centro de um cubo de lado . O fluxo do campo elétrico através de uma de suas laterais é:
Ver solução completaQuestão 19
A figura abaixo mostra algumas linhas de campo elétrico gerado por duas placas condutoras planas e paralelas com uma área muito maior que a separação entre elas, carregadas com densidade uniforme de cargas , e no seu interior uma esfera condutora neutra. e são duas superfícies fechadas que envolvem completamente uma das placas e a esfera respectivamente. O fluxo elétrico sobre as superfícies e são, respectivamente:
- e
- e
- e
- e
- e
Questão 20
Um sistema é formado por três partículas puntiformes de cargas , e . Considere este sistema em duas situações distintas, como mostram as figuras 1 e 2 abaixo. Em ambas, a superfície desenhada engloba apenas as cargas e .
Sobre esse sistema, é correto afirmar que:
- O fluxo do campo elétrico gerado apenas por através de tem o mesmo valor nas duas situações.
- Em ambas as situações, o campo elétrico em toda a superfície se deve apenas à superposição dos campos gerados por e .
- O fluxo do campo elétrico total através da superfície vale na Fig. 1 e na Fig. 2.
- As linhas de campo elétrico na Fig. 1 são indistinguíveis das linhas de campo elétrico na Fig. 2.
- Em ambas as situações, o campo elétrico gerado apenas pela carga é nulo em todos os pontos da superfície .
Questão 21
A figura abaixo mostra as linhas do campo eletrostático produzido por um par de partículas de cargas e . A figura mostra ainda duas superfícies imaginárias e fechadas, e , indicadas pelas linhas tracejadas. A superfície envolve apenas a partícula de carga , enquanto envolve as duas partículas. Considere que o vetor normal a estas superfícies aponta para fora delas, seguindo a orientação usual. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo:
(I) O fluxo de campo eletrostático através de vale .
(II) O fluxo de campo eletrostático através de é negativo.
(III) O fluxo de campo eletrostático através de é nulo.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
(a) Apenas I
(b) Apenas II
(c) Apenas III
(d) Apenas I e II
(e) Apenas I e III
(f) Apenas II e III
(g) I, II e III
(h) Nenhuma delas
Ver solução completaQuestão 22
Uma partícula de carga q é posicionada sobre a origem de um sistema de coordenadas. Considere a superfície fechada mostrada na figura abaixo, formada pela interseção de uma superfície esférica de raio e centro na origem com os planos , e . Nessa situação, o fluxo de campo elétrico produzido pela partícula através de vale:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Ver solução completaQuestão 23
10 - A figura abaixo mostra as linhas do campo eletrostático produzidas por um par de partículas de cargas q1 e q2. A figura mostra ainda duas superfícies imaginárias e fechadas, S1 e S2, indicadas pelas linhas tracejadas. A superfície S1 envolve apenas a partícula de carga q1, enquanto S2 envolve as duas partículas. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo:
- O fluxo de campo eletrostático através de S1 vale .
- O fluxo de campo eletrostático através de S1 é negativo.
- O fluxo de campo eletrostático através de S2 é nulo.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
- Apenas I
- Apenas II
- Apenas II
- Nenhuma delas
- I, II e III
Questão 24
(Cap 23 Ex- 3) O cubo da Fig. 23-27 tem 1,40 m de aresta e está orientado da forma mostrada na figura em uma região onde existe um campo elétrico uniforme. Determine o fluxo elétrico através da face direita do cubo, se o campo elétrico, em Newtons por coulomb, é dado por (a) (d) Qual é o fluxo total através do cubo nos três casos?
Ver solução completaQuestão 25
(Cap 23 Ex- 2) Um campo elétrico dado por E = 4,0î – 3,0(y2 + 2,0)ĵ atravessa um cubo gaussiano com 2,0 m de aresta, posicionado da forma mostrada na Fig. 23-5. (E é dado em Newtons por coulomb e x em metro .) Determine o fluxo elétrico (a) através da face superior; (b) através da face inferior; (c) através da face da esquerda; (d) através da face traseira. (e) Qual é o fluxo elétrico total através do cubo?
Ver solução completaQuestão 26
Considere um plano infinito, uniformemente carregado, coincidente com o plano de um dado sistema de coordenadas. Sobre o campo elétrico produzido por este plano, considere as afirmativas abaixo:
(I) é independente das coordenadas e .
(II) A direção de é paralela ao eixo em todos os pontos do espaço.
(III) aponta no mesmo sentido em todos os pontos do espaço.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
(a) Apenas I e II
(b) Apenas I
(c) Apenas II
(d) Apenas III
(e) Apenas I e III
(f) Apenas II e III
(g) I, II e III
(h) Nenhuma delas
Ver solução completaQuestão 27
Considere um disco circular isolante, fino, de raio , carregado com uma carga total uniformemente distribuída sobre sua superfície. Desenha-se então uma superfície imaginária S, fechada, na forma de um cilindro circular reto de raio , comprimento e eixo coincidente com o eixo do disco. Suas tampas são paralelas ao disco e equidistantes dele. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo:
(I) O fluxo de campo elétrico produzido pelo disco através de é igual a .
(II) O campo elétrico produzido pelo disco é perpendicular à superfície lateral do cilindro em todos os pontos da mesma.
(III) O campo elétrico produzido pelo disco tem a mesma intensidade em todos os pontos sobre as tampas do cilindro.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
Escolha uma:
a. Apenas II
b. I, II e III
c. Nenhuma delas
d. Apenas I e II
e. Apenas II e III
f. Apenas I
g. Apenas III
h. Apenas I e III
Ver solução completaQuestão 28
Esse enunciado utiliza os dados de matrícula dos alunos, mas nós do RA adaptamos para você!
Para calcular o campo elétrico de três distribuições de carga distintas, um aluno utiliza as superfícies gaussianas (em azul) contidas nas Figuras 1 a 3.
Para todas as geometrias acima, considere que a carga está uniformemente distribuída (todas as distribuições possuem densidade volumétrica de carga constante). Calculando o fluxo do campo elétrico que atravessa cada superfície gaussiana em função da distância o aluno montou os seguintes gráficos:
Com base nestas informações:
a) Associe cada gráfico a sua respectiva geometria de carga (cilíndrica, esférica, planar).
Sendo e .
b) Calcule o módulo do campo elétrico na superfície da distribuição de carga.
c) Qual o valor de ?
d) (1.0) Qual seria a nova forma do fluxo se ao invés de uma densidade de carga constante tivéssemos a densidade variável dada por:
Ver solução completaQuestão 29
Considere três objetos carregados:
- um fio retilíneo, posicionado entre os pontos e , com densidade linear de carga ( é uma constante);
- uma chapa plana, ocupando o quadrado , com densidade superficial ( é constante), e
- um sólido, ocupando o cubo ,, com densidade volumar ( é constante).
Todos esses objetos encontram-se no interior de uma superfície fechada . Qual das alternativas abaixo corresponde ao fluxo elétrico através da superfície ?
Escolha uma:
- O fluxo é nulo.
Questão 30
A figura abaixo mostra os planos infinitos e feitos de material não condutor, eletrificados com densidades superficiais de carga e , respectivamente.
O campo elétrico à esquerda é , no centro é e à direita é . Além disso, estão indicadas duas superfícies gaussianas cilíndricas, e , de altura e raio , cujos eixos são perpendiculares aos planos de carga.
Sejam o fluxo através da superfície , e a densidade superficial de carga no plano .
Os valores de e são dados por:
, , , .
, , , .
, , , .
, , , .
, , , .
Ver solução completaQuestão 31
Suponha que exista uma superfície gaussiana fechada, cujo fluxo do campo elétrico é zero, para que isso seja verdade podemos dizer que:
- Existe a possibilidade de o campo elétrico ser nulo;
- Existe a possibilidade de não existir cargas em seu interior;
- Existe a possibilidade de em seu interior haver cargas elétricas, com a condição de serem dipolos elétricos
- Somente a afirmativa 3 está correta
- Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas
- Todas as afirmativas estão corretas
- Somente a afirmativa 1 está correta
- Somente a afirmativa 2 está correta
Questão 32
Considere uma região do espaço preenchida por um campo elétrico não uniforme dado por . O eixo de uma superfície cilíndrica, com de comprimento e de diâmetro, está alinhado paralelamente ao eixo , conforme mostrado na figura. Os campos elétricos e , nas extremidades da superfície cilíndrica, têm magnitudes de e , respectivamente, e são direcionados como mostrado na figura. Qual é, aproximadamente, o fluxo de campo elétrico resultante que passa pela superfície cilíndrica?
A)
B)
C)
D)
E)
Ver solução completaQuestão 33
. Uma esfera isolante de raio está carregada de forma que seu hemisfério superior possui uma densidade volumétrica de carga constante e positiva enquanto seu hemisfério inferior possui uma densidade volumétrica de carga constante e negativa . Considere uma superfície imaginária e fechada na forma de um hemisfério de raio , como mostra a figura abaixo. Esta superfície é composta por uma superfície hemisférica aberta , que define o hemisfério, e pela base plana , que divide as regiões de carga positiva e negativa da esfera.
Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo:
O campo elétrico produzido pela esfera tem módulo constante em todos os pontos da superfície hemisférica aberta .
O campo elétrico produzido pela esfera é perpendicular a todos os pontos da base plana .
O fluxo do campo elétrico produzido pela esfera através de vale .
É (são) VERDADEIRA(S) a(s) afirmativa(s):
Escolha uma opção:
Nenhuma delas
e
e
e
e
Ver solução completaQuestão 34
Uma bola esférica de cobre tem raio e se encontra em posição concêntrica dentro de uma cavidade esférica de cobre de raio intermo . Na esfera interna existe uma elétrica .
(b) Calcule o trabalho necessário para transportar uma carga da parede da cavidade até a bola interna.
Ver solução completa