Enunciado

Em um material com um índice de refração n , um raio de luz possui uma frequência f . um comprimento de onda λ e uma velocidade v . Qual é a frequência, o comprimento de onda e a velocidade dessa luz a) no vácuo e b) em um material com um índice de refração n ' . Em cada caso, expresse suas respostas apenas em termos de f . λ v , n e n ' .

Passo 1

a) A frequência da luz não muda de acordo com a variação de meios. O que muda, quando mudamos o meio é a velocidade de propagação e o comprimento de onda.

E eles mudam de acordo com:

λ = λ 0 n

Onde λ 0 é o comprimento de onda no vácuo.

Então:

λ 0 = n λ

Já a velocidade de propagação no vácuo é a velocidade da luz, e temo que:

n = c v

Então:

c = n v

Show! Vamos para a próxima!

Passo 2

b) Agora, ao invés de ser o vácuo é um outro meio. Mas a resolução vai ser mais ou menos a mesma coisa... Acompanha aqui comigo.

Como vimos, a frequência de mantem a mesma.

Já o comprimento de onda muda de acordo com:

λ ' = λ 0 n '

Onde λ 0 é o comprimento de onda no vácuo. E λ ' e n ' são, respectivamente, o comprimeto de onda e o índice de refração desse meio que queremos decobrir.

Podemos substituir o λ 0 que encontramos na letra a.

λ ' = λ 0 n '

λ ' = n λ n '

Beleza! Agora, vamos ver a velocidade v ' desse meio.

n ' = c v '

Então:

c = n ' v '

Podemos substituir o c   que achamos na letra a:

n v = n ' v '

Então:

v ' = n v n '

Uhuul!

Resposta

  1. f ,   λ 0 = n λ e c = n v
  2. f ,   λ ' = n λ n ' e v ' = n v n ' .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um raio de luz no ar incide sobre o prisma de ângulo reto mostrado na Figura 33.46. Esse raio possui dois comprimentos de onda diferentes. Quando emerge na face A B , ele se divide em dois raios difer
APLICAÇÃO EM ENGENHARIA Durante um experimento de física, você está medindo os indices de refração de diferentes materiais transparentes usando um feixe de laser vermelho de hélio-neônio. Para um dado
Um raio de luz no ar incide na superfície de um pedaço de vidro. O ângulo entre a normal à superficie e o raio incidente é 40°, e o ângulo entre a normal e o raio refratado é 28°. Qual é o ângulo entr
• O material A tem um índice de refração maior que o material B. Qual material tem um ångulo crítico maior para a reflexão interna total quando estiver no ar? (a) A, (b) B, (c) os angulos são iguais.
Um raio de luz passa do ar para a água, atingindo a superfície da água a um ângulo de incidência de 45°. Qual, se houver alguma, das seguintes quatro quantidades varia quando a luz entra na água: (a)