Enunciado

Um metal é um bom condutor porque a banda de energia de valência para elétrons é (a) vazia, (b) parcialmente preenchida, (c) preenchida, mas há apenas uma pequena lacuna para uma banda vazia superior, (d) completamente preenchida, ( e) Nenhuma das opções anteriores.

Passo 1

Hmmmmm, vamos pensar sobre essa relação da banda de valência??

A banda de valência pode estar totalmente cheia de elétrons ou parcialmente cheia, ok?

Se a banda de valência estiver apenas parcialmente cheia, há muitos estados de energia vazia disponíveis na banda e, assim, os elétrons na banda podem ser facilmente elevados a um estado de energia superior por um campo elétrico. Dessa forma, seria um bom condutor!

Se a banda estiver cheia e existir uma lacuna de energia grande entre ela e a próxima banda disponível, o campo elétrico aplicado pode ser muito fraco para excitar um elétron do nível de energia mais alto da banda cheia para os níveis da banda vazia. Esse é o caso de um bom isolante!

Diante disso, podemos ver que nossa resposta é a letra (b)!

Resposta

(b)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Estime a fração de elétrons livres no cobre que estão em estados de energia acima da energia de Fermi em (a) 300 K (cerca da temperatura ambiente) e (b) em 1000 K.
A densidade do potássio é de 0,851 g / cm3. Quantos elétrons livres existem por átomo de potássio em um cristal de potássio?
O composto semicondutor CdSe é amplamente utilizado para diodos emissores de luz (LEDs). A diferença de energia em CdSe é 1,80 eV. Qual é a frequência da luz emitida por um LED CdSe?
Um determinado estado de energia de elétrons livres do manganês tem 10,0% de chance de ser ocupado quando a temperatura do manganês é T = 1300 K. Qual é a energia desse estado?
Um condutor pode ser eletrizado? Em caso afirmativo, como você eletrizaria um condutor? Em caso negativo, por que não?