Enunciado

Nove fios de cobre de comprimento l e diâmetro d estão ligados em paralelo formando um único condutor composto de resistência R. Qual deverá ser o diâmetro D de um único fio de cobre de comprimento I, para que ele tenha a mesma resistência?

Passo 1

Fala galera, bora lá! De acordo com a Eq. 15 do Cap. 28, a resistência dos 9 fios juntos é

R = ρ l 9 A = ρ l 9 π d 2 / 4

onde A é a área de cada fio individual.

A resistência de um fio único equivalente, com mesmo comprimento l é

R e = ρ l π D 2 / 4

Passo 2

Para que tenhamos R = R e

ρ l 9 π d 2 / 4 = ρ l π D 2 / 4

Tirando os termos iguais

9 d 2 = D 2

Vemos que é preciso ter-se

D = 3 d

que é a resposta procurada.

Resposta

É preciso ter-se

D = 3 d

Exercícios de Livros Relacionados

(a)Resistência a resistência equivalente entre os pontos a e b na Figura 26-56. (b) Se a queda de potencial entre os pontos a e b é 12V , determine a corrente em cada resistor.
A bateria na Figura 25-55 tem resistência interna desprezível. Encontre (a) a corrente em cada resistor e (b) a energia fornecida pela bateria.
Você recebeu uma bateria desconhecida. Usando seu multímetro você observa que, quando um resistor de 5Ω é conectado aos terminais da bateria, a corrente é de 0.5A . Quando este resistor é substituído
(a)Determine a resistencia equivalente entre os pontos a e b na figura 25.57. (b)Se a queda de potencial entre os pontos a e b é 12V , determine a corrente em cada resistor.
As baterias do circuito na figura 25-60 têm resistência interna desprezível. (a) Encontre a corrente usando a regra do loop de Kirchhoff. (b) Encontre a energia entregue ou fornecida por cada bateria.