Enunciado

6 . || Um ônibus espacial encontra-se em órbita 300   k m acima da superfície terrestre.

a . Qual é a força gravitacional exercida sobre uma esfera de 1,0   k g no interior do ônibus espacial?

b . A esfera flutua no interior do ônibus espacial, aparentemente “sem peso”. Como isso é possível?

Passo 1

Esse capítulo se dedica a estudar gravitação, em especial para os corpos celestes. Tudo está relacionado através do que os físicos chamam Lei da gravitação universal basicamente temos que ter em mente que:

A lei da Gravitação universal diz:

“Se dois corpos possuem massa, ambos estão submetidos a uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade.”

Matematicamente:

F = G M 1 M 2 d 2

Só tome cuidado com o G , ele é a Constante Gravitacional Universal ( G = 6,67 ⋅ 10 - 11 N ⋅ m 2 k g 2 ), ele não é a gravidade g que estamos acostumados!!

O mais incrível é que isso é aplicado para tudo o que existe! Por exemplo: A força do Sol sobre os planetas é idêntica à força da Terra sobre nós. Numa abordagem mais imaginativa vc tb pode pensar que tudo que possui massa se atraem, mas claro, só corpos com massas absurdamente altas tem um efeito notável.

Parece imaginação, mais é um bom método para calcular dados reais. A Estação Espacial internacional (ISS), por exemplo, leva em conta a lei da gravitação universal para poder orbitar a nossa Terra! E vc pode ver isso em tempo real aqui (Desculpa Terraplanistas kkkk):

https://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/iss_ustream.html

Passo 2

Você precisa conhecer alguns dados antes de resolver essa questão. Apesar deles não estar na questão, eles foram apresentados no livro texto desse capítulo, lembre-se:

Massa da Terra: 5,98 ⋅ 10 24 k g

Circunferência da Terra pelo Equador: 40.075   k m

Raio da Terra aproximado: 6,37 ⋅ 10 6 m

Passo 3

a . Qual é a força gravitacional exercida sobre uma esfera de 1,0   k g no interior do ônibus espacial?

Veja a nave está a 300   k m acima da superfície terrestre, mas a distancia até o centro da Terra tb tem que ser considerado, para podermos usar a Lei da gravitação (A referencia para distância é o centro de gravidade). Observe esquema, para o problema:

O que precisamos conhecer aqui é o raio da Terra, que é aproximadamente 6,37 ⋅ 10 6 m . Claro que estamos considerando aproximações. Até por que a terra não é um globo perfeito. Além desse vamos precisar saber a massa da Terra tb.

Tranquilo agora podemos aplicar a Lei da gravitação Universal, considerando a distância até o centro de gravidade entre ambos os corpos... Mas como o centro de gravidade da nave não é astronômico, ele se torna insignificante e não precisamos leva-lo em consideração, ficamos:

F = G M 1 M 2 d 2

F = 6,67 ⋅ 10 - 11 N ⋅ m 2 k g 2 ⋅   5,98 ⋅ 10 24 k g ⋅ 1 k g ( 300 ⋅ 10 3 m + 6,37 ⋅ 10 6 m ) 2

F = 9 N

Passo 4

b . A esfera flutua no interior do ônibus espacial, aparentemente “sem peso”. Como isso é possível?

Uma reposta direta é: Flutuam por que os corpos em orbita estão em queda livre.

Veja uma explicação mais detalhada: O que acontece é que os corpos em orbitas executam um movimento de queda livre.( movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade, ocorre atração gravitacional), mas vc poderia pensar, e por que eles não se chocam na superfície terrestre? E a resposta é: Ao mesmo tempo em que está caindo em direção à Terra, as naves e os satélites se move com velocidade orbital em uma direção tangencial (e é velocidade muito rápida, cerca de 28,000   K m / h ). Então há uma espécie de equilíbrio. Veja essa animação como é movimento se estiver dúvidas:

https://bit.ly/2YiBn7q

Veja que não é devido a “falta de gravidade”. Essa afirmação é um erro. Na maioria das vezes dizemos isso, mas não está correto. A gravidade nessa condição não é zero! Inclusive a 300 K m a força gravitacional é apenas 10% menor que a força gravitacional da superfície terrestre.

Resposta

( a )

F = 9 N

( b )

Flutuam por que os corpos em orbita estão em queda livre.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ache o módulo, a direção e o sentido da força gravitacional resultante sobre a massa A decorrente das massas B e C na Figura E12.6. Cada massa é igual a 2,00 kg.
Duas massas pontuais, uma de 8,00 kg e outra de 12,0 kg, são mantidas fixas a 50,0 cm de distância. Uma partícula de massa m é solta de um ponto entre as duas massas a 20,0 cm da massa de 8,0 kg ao lo
A massa de Vênus é igual a 81,5% da massa da Terra, e seu raio é 94,9% do raio da Terra. (a) Usando esses dados, calcule a aceleração da gravidade na superfície de Vênus. (b) Se uma pedra pesa 75,0 N
Alguns cientistas desejam enviar um submarino de controle remoto à lua Europa de Júpiter para procurar vida em seus oceanos abaixo da crosta de gelo do satélite. Considera-se que a massa de Europa sej
Você está explorando um planeta recém-descoberto. O raio do planeta é de 7,20X10 7m . Você suspende um peso de chumbo preso à ponta inferior de uma corda leve com 4,00m de extensão e massa de 0,0280k