Enunciado

Uma pequena tira de metal é introduzida em um dos dentes de um diapasão. À medida que essa tira é movida na direção da extremidade do dente, que efeito isso exerce sobre o comprimento de onda e a frequência do som que o dente produz? Por quê?

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para a resolução desta questão serão analisados os efeitos causados pelo movimento da lâmina de metal sob o dente do diapasão, em relação à vibração produzida.

Ao passo que a lâmina de metal se desloca para a extremidade livre do dente do diapasão, ocorre uma mudança na distribuição de massa ao longo do dente.

Passo 2

A massa (lâmina de metal) se move em direção à extremidade livre do instrumento, se afastando da extremidade fixa do mesmo.

Desse modo, com a distribuição da massa ao longo do comprimento do dente, torna-se cada vez mais difícil para o instrumento oscilar, uma vez que a vibração produzida na extremidade livre amortece a vibração do dente.

Passo 3

Com isso, a vibração causada diminui o seu tom e, com o movimento da lâmina em direção à extremidade livre, diminui a frequência das ondas produzidas pelo dente, aumentando seu comprimento de onda.

Portanto, ao passo que a lâmina de metal se move em direção à extremidade livre do dente do diapasão, a distribuição de massa sobre seu comprimento amortece a vibração do instrumento, resultando em uma diminuição da frequência das ondas produzidas e, consequentemente, no aumento de seu comprimento de onda.

Resposta

Ao passo que a lâmina de metal se move em direção à extremidade livre do dente do diapasão, a distribuição de massa sobre seu comprimento amortece a vibração do instrumento, resultando em uma diminuição da frequência das ondas produzidas e, consequentemente, no aumento de seu comprimento de onda.

Exercícios de Livros Relacionados

Duas fontes sonoras AeB na atmosfera emitem isotrópicamente com potência constante. Os níveis sonoros β das emissões estão plotados na Figura em função da distância r das fontes.A escala do eixo verti
Uma onda sonora se propaga uniformemente em todas as direções a partir de uma fonte pontual. ( a ) Justifique a seguinte expressão para o deslocamento s do meio transmissor a uma distância r da fonte:
Em 10 de julho de 1996 , um bloco de granito se desprendeu de uma montanha no vale de Yosemite, e depois de deslizar pela encosta, foi lançado em uma trajetória balística. As ondas sísmicas produzidas
Qual é a razão entre o nível de intensidade de uma conversação normal e o nível de intensidade sonora de um murmúrio (a uma distância de 5,0 m )? (a) 10 3 (b) 2 (c) 10 - 3 (d) 1 2
Qual é a razão entre a intensidade de uma conversação normal e a intensidade sonora de um murmúrio (a uma distância de 5,0 m )? (a) 10 3 (b) 2 (c) 10 - 3 (d) 1 2