Enunciado

Uma porta sólida de madeira com largura de 1,0 m e altura de 2,0 m é articulada em um de seus lados e possui massa total de 40,0 kg. Inicialmente aberta e em repouso, a porta é atingida por uma porção de lama pegajosa de massa igual a 0,500 kg, que se desloca perpendicularmente à porta com velocidade de 12,0 m/s e colide com o centro da porta. Calcule a velocidade angular final da porta. A lama contribui significativamente para o momento de inércia?

Passo 1

Eaee, belezinha?? Bom... o enunciado nos diz que uma porta sólida de madeira com largura de 1,0   m e altura de 2,0   m é articulada em um de seus lados e possui massa total de 40,0   k g .

Inicialmente aberta e em repouso, a porta é atingida por uma porção de lama pegajosa de massa igual a 0,500   k g , que se desloca perpendicularmente à porta com velocidade de 12,0   m / s e colide com o centro da porta.

Queremos calcular a velocidade angular final da porta e verificar se a lama contribui de forma significativa para o momento de inércia.

Bom... para isso, vamos considerar um sistema formado pela porta juntamente com a lama.

Não existe nenhum torque externo em torno do eixo definido pelas dobradiças, de modo que o momento angular em torno desse eixo deve se conservar.

Temos, portanto, L = I ω . Como estamos procurando a velocidade angular final ω , vamos isolar nesta equação

ω = L I

Observação: O momento angular inicial é dado por L = m v l . Enquanto, o momento angular final é I ω , onde I =   I p o r t a + I l a m a .

Lembrando que o momento de inércia da porta é I p o r t a = 1 3 M l 2 .

Onde L é o momento angular, I é o momento de inércia, M é a massa e l é o comprimento.

Tudo bem? Agora vamos resolver.

Passo 2

Vamos organizar os dados na equação,

ω = m v ( l 2 ) 1 3 M l 2 + m ( l 2 ) 2

E resolver...

ω = 0,500   k g ( 12,0 m s ) ( 0,500   m ) 1 3 ( 40,0   k g ) 1,00   m 2 + ( 0,500   k g ) ( 0,500   m ) 2

Temos, então

ω = 0,223   r a d / s

A pergunta feita na questão propõe se a lama interfere para o momento de inércia.

Se analisarmos, primeiramente a lama possui um valor de inécia diferente comparado ao da porta (claro!) e é exatamente nesse ponto que ela contribui para mudança nos valores.

Além disso, se ignoramos a massa do barro no denominador da expressão acima, resulta em   =   0.225   r a d / s (Fica aí o exercício :D).

Tudo certo?!

Resposta

Resposta: ω = 0,223   r a d / s . Sim, a lama contribui significativamente para o momento de inércia.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula de 4,0k g se move em um plano x y . No instante em que a posição e a velocidade da partícula são r → = 2,0i ^ + 4,0j ^ m e v → = - 4,0j ^m / s , a força que age sobre a partícula é F → =
108- Um disco de vinil gira a 33 1/3 rev/min no prato de um toca-discos. (a) Qual é a velocidade angular do disco em radianos por segundo? Qual é a velocidade linear em um ponto do disco (b) a 15 cm e
15 . Uma patinadora começa um giro com os braços esticados para os lados. Ela se equilibra na ponta de um patim para girar sem atrito. Em seguida, puxa seus braços de modo que o momento de inércia dim
Num playground, um gira-gira de raio R=2,00m tem momento de i n é r c i aI=250k g⋅m 2 é e está girando a 10,0r e v / m i n em torno de um eixo vertical e sem atrito. De frente para o eixo, uma criança
Uma estação espacial é construída no formato de um anel oco de massa 5,00 × 10 4k g . Os membros da equipe caminham por um deque formado pela superfície interna da parede cilíndrica externa do anel, c