Enunciado

Um próton é deslocado para a esquerda em um campo elétrico uniforme que aponta para a direita. O próton está se movendo no sentido que o potencial aumenta ou diminui? A energia potencial eletrostática do próton está aumentando ou diminuindo?

Passo 1

Sabemos que a direção em que aponta um campo elétrico é a direção do aumento do potencial. Como o próton está indo na direção contrária do campo elétrico, o potencial elétrico está aumentando e, consequentemente, a energia potencial eletrostática do próton também está aumentado.

Resposta

O próton move no sentido de aumentar o potencial elétrico; a energia potencial eletrostática também aumenta.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A posição de um corpo em movimento varia no tempo segundo a equação r = 80 + 15 t + 3 t 2 i - 5 t 2 j + 20 t k Onde as distancias são medidas em metros e o tempo é medido em segundos. Calcule (A) a ve
16.7E Calcule o raio clássico do próton, definido de forma análoga ao raio clássico do elétron.
Um elétron, partindo do repouso, é acelerado por um campo elétrico e se desloca para outro ponto onde o potencial elétrico é 1,0 ⋅ 10 4V mais alto. Qual é a velocidade adquirida pelo elétron?
O elipsóide metálico mostrado na figura 16.12 possui carga líquida + q . Esboce qualitativamente a distribuição das cargas no corpo e as linhas de força do campo elétrico.
A Figura 16.13 mostra uma agulha de tungstênio, cuja ponta tem um raio de curvatura de 0,01μ m , próxima de uma placa condutora. Entre a placa e a agulha existe uma diferença de potencial de 10V . (A)