Enunciado

Em um teclado de computador, cada tecla contém uma pequena placa metálica que funciona como uma das placas metálicas de um capacitor com ar. Quando pressionamos a tecla, a distância entre as placas diminui e a capacitância aumenta. Um circuito eletrônico detecta a variação da capacitância e, poranto, detecta também o movimento da tecla pressionada. Em um teclado particular, a área de cada placa metálica é igual a 42,0   m m 2 e a distancia entre as placas é igual a 0,700   m m antes de a tecla ser pressionada. Se o circuito eletrônico pode detectar uma variação de pacatitancia de 0,250   p F , qual é a distância mínima em que a tecla deve ser pressionada para que o circuito eletrônico possa detectar a compressão da tecla?

Passo 1

Okaay!! Here we go! Temos que a formula principal pra essa questão é:

Temos que a área da tecla = 4.2 × 10 - 5   m 2 . A separação original das placas é de d = 0.7 × 10 - 3   m . d ` é a separação entre as placas pro novo valor de C .

Passo 2

E vamo lá! Temos que:

O novo valor de C é de :

Passo 3

Maaas,

Logo,

Portanto a tecla deve descer uma distancia de:

Resposta

d i s t a n c i a = 0.224   m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule:a) a capacitância de uma esfera metálica de 1,0c m de raio;b) a energia de seu campo se a esfera está a um potencial de 100V em relação ao infinito.
As duas placas de um capacitor esférico têm raios de 5,0c m e 10,0c m . Calcule:a) a sua capacitância;b) o campo elétrico em pontos equidistantes das duas placas, quando o capacitor tem carga de 1,0μ
Um capacitor de placas paralelas, de capacitância igual a 200p F e placas separadas de 1,00m m , tem uma diferença de potencial de 50V entre as placas. Calcule a força entre as placas.
Um capacitor de placas paralelas tem capacitância de 200p F e o volume contido entre as placas é de 100c m 3 . Calcule:a) a diferença de potencial entre as placas se o capacitor possui uma carga de 3,
Um capacitor cilíndrico possui as seguintes características: comprimento igual a 10c m , raio da placa interna igual a 1,0c m e raio da placa externa igual a 2,0c m . Calcule:a) a sua capacitância;b)