Enunciado

Verdadeiro ou Falso: (a) A equação x - x 0 = v 0 x t + 1 2 a x t 2 é sempre válida para o movimento de uma partícula em uma dimensão. (b) Se a velocidade em um dado instante é zero, a aceleração nesse instante também deve ser zero. (c) A equação Δ x = v m é d Δ t é válida para todo movimento de uma partícula em uma dimensão.

Passo 1

(a) A equação x - x 0 = v 0 x t + 1 2 a x t 2 serve para qualquer movimento retilíneo uniformemente variado de uma partícula.

É falso dizer que essa equação é sempre válida, porque na verdade estamos restritos aos casos em que a aceleração é constante.

Passo 2

(b) Essa afirmação também é falsa. Imagine por exemplo que você joga um objeto na vertical para cima.

No topo da trajetória do objeto (quando ele está prestes a inverter o sentido do movimento) ele terá velocidade nula, mas a acelerão continuará sendo g o tempo todo.

Passo 3

(c) Vamos lembrar da definição de velocidade média para um movimento unidimensional:

v m é d = Δ x Δ t

Arrumando um pouco essa equação:

Δ x = v m é d Δ t

E como estamos falando da própria definição da velocidade média, podemos garantir que essa equação é sempre válida. A afirmação é verdadeira.

Resposta

(a) Falsa.

(b) Falsa.

(c) Verdadeira.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um trem com aceleração máxima a e desaceleração máxima f (magnitude da aceleração de freamento) tem de percorrer uma distância d entre duas estações. O maquinista pode escolher entre (a) seguir com a
Um jogador de shuffleboard usa um taco para imprimir a um disco uma aceleração constante, a partir do repouso, que faz o disco atingir uma velocidade de 6,0m / s após percorrer uma distância de 1,8m .
Um certo velocista é capaz de atingir uma velocidade máxima de 11,0m / s . Se o atleta parte do repouso com aceleração constante, atinge a velocidade máxima após percorrer uma distância de 12,0m . Em
Uma bolinha de gude é solta da borda de uma tigela em formato de meia-lua, com diâmetro de 50,0 cm, rola para baixo e depois para cima, até a borda oposta, em 10,0 s. Determine a) Avelocidade escalar
No ar ou no vácuo, a luz viaja a uma velocidade constante d e3,0x10 8m / s . Para responder a algumas das seguintes perguntas, se necessário, consulte os dados astronômicos no ApêndiceF. a) Um ano-luz