Lista de Exercícios Resolvidos de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Ver Teoria

Um elétron possui uma aceleração constante de + 3,2   m / s 2 . Em certo instante, sua velocidade é + 9,6   m / s . Qual é sua velocidade a 2,5   s     antes e b   2,5   s   depois do instante considerado?

Ver solução completa

Ao ser lançado pela catapulta da plataforma de um porta-aviões, um caça a jato atinge a velocidade de decolagem de 270   k m / h em uma distância aproximada de 90   m . Suponha aceleração constante.

  1. Calcule a aceleração do caça em m / s 2
  2. Calcule o tempo necessário para o caça atingir essa velocidade de decolagem.

Ver solução completa

Um veículo elétrico parte do repouso e acelera em linha reta a uma taxa de 2,0   m / s 2     até atingir a velocidade de 20   m / s . Em seguida, o veículo desacelera a uma taxa constante de 1,0   m / s 2     até parar. a   Quanto tempo transcorre entre a partida e a parada? b   Qual é a distância percorrida pelo veículo desde a partida até a parada?

Ver solução completa

No instante em que um sinal de trânsito fica verde um automóvel começa a se mover com uma aceleração constante a de 2,2   m / s 2 . No mesmo instante um caminhão, que se move com uma velocidade constante de 9,5   m / s , ultrapassa o automóvel. a A que distância do sinal o automóvel alcança o caminhão? b   Qual é a velocidade do automóvel nesse instante?

Ver solução completa

Na figura, um carro vermelho e um carro verde, iguais exceto pela cor, movem-se um em direção ao outro em pistas vizinhas e paralelas a um eixo x . Em t = 0 , o carro vermelho está em x v e r m e l h o = 0   e o carro verde está em x v e r d e = 220   m . Se o carro vermelho tem uma velocidade constante de 20   k m / h ,   os carros se cruzam em x = 44,5   m ;   se tem uma velocidade constante de 40   k m / h ,   eles se cruzam em x = 76,6   m .   Quais são a   a velocidade inicial e b a aceleração do carro verde?

Ver solução completa

A figura mostra o movimento de uma partícula que se move ao longo do eixo x   com aceleração constante. A escala vertical do gráfico é definida por x s = 6,0   m . Quais são a o módulo e b   o sentido da aceleração da partícula?

Ver solução completa

Um carro se move ao longo do eixo x   por uma distância de 900   m , partindo do repouso ( em x = 0 ) e terminando em repouso (   em x = 900   m ) . No primeiro quarto do percurso a aceleração é de + 2,25   m / s 2 . Nos outros três quartos a aceleração passa a ser - 0,750   m / s 2 . Quais são a o tempo necessário para percorrer os 900   m   e b a velocidade máxima?

Ver solução completa

Um motociclista se dirige para o leste através de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro e acelera sua moto após sair de um sinal. Sua aceleração é constante e igual a 4   m / s 2 . Inicialmente ele está a 5,0   m a leste do sinal, movendo-se para leste a 15   m / s .

  1. Determine sua posição e velocidade para t = 2,0   s .
  2. Onde está o motociclista quando sua velocidade é de 25   m / s ?

Ver solução completa

Qual das seguintes situações não é possível?

(A) Um corpo tem velocidade nula e aceleração diferente de zero.

(B) Um corpo tem velocidade e aceleração em direção ao norte.

(C) Um corpo tem velocidade em direção ao norte e aceleração em direção ao sul.

(D) Um corpo tem velocidade constante e aceleração variando com o tempo.

(E) Um corpo tem aceleração constante e velocidade variando com o tempo.

Ver solução completa

Um motorista possui tempo de reação de 0,5 s , e a desaceleração máxima que seu carro atinge é de 6,0   m / s 2 . Ele está dirigindo na estrada a 20 m / s quando, subitamente, vê um obstáculo a 50 m à frente. Ele consiguirá parar o carro e evitar uma colisão?

Ver solução completa

Em qual das seguintes situações um carro numa estrada retilínea tem aceleração orientada para oeste?

(A) O carro movimenta-se para oeste com rapidez constante.

(B) O carro movimenta-se para leste com rapidez crescente.

(C) O carro movimenta-se para oeste com rapidez decrescente.

(D) O carro movimenta-se para leste com rapidez decrescente.

(E) O carro parte do repouso e move-se para leste.

Ver solução completa

Os movimentos de um carro e um caminhão ao longo de uma estrada em linha reta estão representados nos gráficos de velocidade versus tempo. Os dois veículos estão emparelhados no instante t = 0. Em um instante posterior t C , indique a sentença verdadeira sobre estes dois veículos.

(A) O deslocamento do caminhão é maior do que o do carro.

(B) O deslocamento do carro é maior do que o do caminhão.

(C) O caminhão e o carro apresentam o mesmo deslocamento.

(D) O carro está ultrapassando o caminhão no instante t c .

(E) Nenhuma das sentenças acima é correta.

Ver solução completa

Você está em um elevador panorâmico indo do andar térreo para o décimo primeiro andar quando, ao passar pelo segundo andar, que está a 7,0 metros do andar térreo, percebe que uma lâmpada se soltou do teto do elevador. A lâmpada está a 3,0 metros do piso do elevador e a velocidade constante do elevador é de 2,0   m / s . Assuma g = 10   m / s 2

a) Quanto tempo a lâmpada leva para bater no piso do elevador?

b) Uma pessoa posicionada no andar térreo observa a queda da lâmpada. Faça os gráficos de x ( t ) ,   v ( t ) e a ( t ) que esta pessoa observou para o intervalo de t 0 = 0 s até o tempo em que a lâmpada bate no chão do elevador.

c) Agora faça esses gráficos de x ( t ) ,   v ( t ) e a ( t ) para a sua observação de dentro do elevador.

Ver solução completa

Q 3 - Uma partícula desloca-se em movimento retilíneo sobre o eixo x . Sabe-se que no instante t   =   0   s ela encontra-se em x = 10   m e sua velocidade v em função do tempo t é dada por

v t = 2 + 12 t - 6 t 2         0 ≤ t ≤ 2 10 - 4 t                                 2 ≤ t ≤ 6

onde as unidades estão no SI. Podemos afirmar que no instante t = 4,0   s , sua posição, em metros, é:

Ver solução completa

Um balde contendo água, com massa m = 4,80   k g , é acelerado para cima por uma corda de massa desprezível que pode suportar (sem se partir) uma tensão máxima de 75,0   N . Se o balde parte do repouso, qual o tempo mínimo necessário para erguer o balde verticalmente a uma altura h = 12,0   m sem partir a corda?

(A)   8,24   s

(B) 2,06   s

(C) 2,03   s

(D) 5,83   s

(E) 0,94   s

Ver solução completa

Parte I - Uma pedra cai da janela de um prédio e passa diante da janela lateral (vertical) de um carro em movimento na rua. A pedra leva 10   m s   para percorrer a altura da janela. Sabendo que a janela do carro possui 30,0   c m   de altura e que sua extremidade inferior está a 1,00   m do solo, calcule a altura da qual a pedra caiu (medida em relação ao solo) e o tempo que ela leva para atingir o solo.

Ver solução completa

A velocidade v de um automóvel é dada em m / s pela expressão v t = a / t 2 + b t , onde t é dado em segundos. As unidades de a e b são, respectivamente:

  1. m / s 3   ;   m / s 4
  2. m / s 4   ;   m / s 5
  3. m / s 3   ;   m / s 5
  4. m / s 2   ;   m / s 4
  5. m . s   ;   m / s 2

Ver solução completa

No instante t = 0 um carro tem velocidade de 9   m / s . Ele reduz sua velocidade com uma aceleração dada por a t = - 2 t ( a em m / s ² e t em s ). Ele para no instante:

  1. 3,0   s
  2. 4,5   s
  3. 1,0   s
  4. 0,5   s
  5. 2,2   s

Ver solução completa

A partir de t = 0 , um objeto move-se em linha reta com velocidade dada por v t = 9 - 4 t 2 , onde v está em m / s e t em s . Quando ele para momentaneamente, sua aceleração em m / s ² é:

  1. 15
  2. 11
  3. 9,0
  4. - 12
  5. - 14

Ver solução completa

Um carro de corrida, que se move com aceleração constante, aumenta a sua velocidade de 10   m / s para 30   m / s , ao percorrer uma distância de 60 metros. Em quanto tempo a distância de 60 metros foi percorrida?

(a) 2,0   s

(b) 4,0   s

(c) 5,0   s

(d) 8,0   s

(e) 3,0   s

Ver solução completa

No trânsito de uma cidade podemos observar vários tipos de movimento. Em uma dessas situações encontramos parado em um sinal (farol) o veículo A , quando o sinal abre este parte com uma aceleração constante de 4   m / s 2 . Enquanto isso, um veículo B , que mantinha uma velocidade constante de 10   m / s , consegue passar pelo sinal aberto mantendo a sua velocidade. Em que posição o veículo A se encontra com o veículo B , considerando a origem da trajetória como o local onde o sinal está e a estrada retilínea?

(a) 50   m ;

(b) 0   m ;

(c) Não se encontram;

(d) 25   m ;

(e) 75   m ;

Ver solução completa

Se um móvel percorre uma determinada trajetória com aceleração e velocidade positivas, podemos afirmar que o tipo de movimento uniformemente variado percorrido pelo móvel neste caso é:

(a) retrógrado e acelerado

(b) progressivo e retardado

(c) progressivo e acelerado

(d) circular e acelerado

(e) retrógrado e retardado

Ver solução completa

Um móvel parte da origem do movimento com velocidade 2   m / s e aceleração 4   m / s 2 durante 5   s . Em seguida mantém-se em velocidade constante durante 2   s . Logo após o móvel começa a reduzir sua velocidade a uma taxa de 3   m / s 2 até parar.

A) qual o deslocamento total do móvel.

B) qual a velocidade média do móvel durante o deslocamento.

OBS: Efetue o arredondamento em 1 (uma) casa decimal.

Ver solução completa

Um carro, partindo do repouso, move-se com aceleração de 1   m / s 2 durante 15   s . Desliga-se o motor, e o carro passa a ter movimento retardado, devido ao atrito, durante 10   s com aceleração de 50   c m / s 2 . Em seguida, os freios são aplicados e o carro para após 5 s . Qual a distância total percorrida pelo carro? Obs: Lembrem-se das equações para o movimento uniformemente variável: S = S 0 + V 0 t + 1 2 a t 2 , V = V 0 + a t e V 2 = V 0 2 + 2 a ( S - S 0 ) .

(a) 262,5   m

(b) 300   m

(c) 222,5   m

(d) 296,5   m

(e) 362,5   m

Ver solução completa

Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera a 2   m / s 2 . Pode-se dizer que sua velocidade e a distância percorrida, após 3 segundos, valem, respectivamente:

(a) 6 m/s e 18 m;

(b) 6 m/s e 12 m;

(c) 3 m/s e 9 m;

(d) 3 m/s e 6 m;

(e) 6 m/s e 9 m;

Ver solução completa

Dois automóveis A e B movem-se numa mesma rodovia e seus espaços variam com o tempo de acordo com as funções:

S A = 10 + 60 t

E

S B = 80 - 80 t

Com espaços medidos em km e tempos medidos em horas. Podemos afirmar que o tempo que os carros levarão para estar no mesmo ponto da estrada é:

(a) 40   m i n

(b) 30   m i n

(c) 60   m i n

(d) 15   m i n

(e) 45   m i n

Ver solução completa

Em um tubo de óleo, é solta um a esfera que a cada 2 segundos, desloca-se 10   m m , sendo então, a velocidade que descreve o movimento sempre constante e igual a 5   m m / s . Com base nessas informações, é correto afirmar que:

(a) a aceleração da esfera é constante.

(b) a velocidade constante caracteriza o movimento uniformemente variado.

(c) a velocidade constante caracteriza o movimento uniforme.

(d) o gráfico que descreve a velocidade da esfera é descrito por uma parábola.

(e) o movimento é uniforme porque a aceleração é constante.

Ver solução completa

Uma Partícula movimenta-se em sentido contrário à orientação escolhida para sua trajetória.Partindo do repouso, ela adquire a velocidade de - 10   m / s em apenas 5   s . Nesse intervalo de tempo podemos afirmar que seu movimento é:

(a) Progressivo acelerado

(b) Uniforme progressivo

(c) Acelerado retrógrado

(d) Retardado progressivo

(e) Progressivo retrógrado

Ver solução completa

Se já nem sei o meu nome

Se eu já não sei parar

Viajar é mais, eu vejo mais

A rua, luz, estrada, pó

O jipe amarelou.

Trecho da música Manuel, o Audaz de Toninho Horta.

Os versos da música, citados acima, descrevem a emoção de uma viajem. Em uma viajem de jipe, nos movemos e paramos e depois nos movemos de novo. Tudo para ter o prazer de conhecer novos lugares.

Em um desses momentos de variação de velocidade, podemos dizer, que o jipe executa a seguinte equação horária da velocidade: V = 3 - 5 t . Esse movimento pode ser descrito como:

(a) Movimento Retilíneo Uniforme retardado, onde a velocidade inicial se dá no sentido do movimento.

(b) Movimento Retilíneo Uniforme acelerado, onde a velocidade inicial se dá no sentido contrário do movimento.

(c) Movimento Retilíneo Uniforme acelerado, onde a velocidade inicial se dá no sentido do movimento.

(d) Movimento Retilíneo Uniforme retardado, onde a velocidade inicial se dá no sentido contrário do movimento.

(e) Movimento Retilíneo Uniforme acelerado, onde a velocidade inicial se dá à 3m/s do início da trajetória.

Ver solução completa

Três carros (A, B e C)estão em uma rodovia. O carro A é o mais massivo, com massa 4m e velocidade v. O carro B tem massa 2m e velocidade 2v e, por fim, o carro C tem massa m e velocidade 4v. Os três acionam os freios simultaneamente. Considere que os freios e os pneus dos 3 carros são idênticos, isto é, aplicam a força de frenagem máxima constante para cada carro. Qual carro percorre a maior distância desde o momento que os freios foram acionados até atingir o repouso?

a) Carro A

b) carro B

c) carro C

d) carros B e C

e) todos os três carros

Ver solução completa

Uma motocicleta se desloca com velocidade constante igual a 30 m / s . Quando o motociclista vê um a pessoa atravessar a rua, freia a moto até parar. Sabendo que a aceleração máxima para frear a moto tem valor absoluto igual a 8 m / s ² , e que a pessoa se encontra 50 m distante da motocicleta. O motociclista conseguirá frear totalmente a motocicleta antes de alcançar a pessoa?

Ver solução completa

Um objeto movendo-se ao longo de uma linha reta pode ter rapidez crescente com módulo da aceleração decrescente?

(A) Não, isso é impossível por causa da definição de aceleração.

(B) Não, porque se o módulo da aceleração diminuir o objeto se moverá cada vez mais devagar.

(C) Sim, um exemplo seria um objeto caindo verticalmente sem resistência do ar.

(D) Sim, um exemplo seria um objeto caindo verticalmente a partir do repouso com resistência do ar.

(E) Sim, um exemplo seria um objeto subindo verticalmente sem resistência do ar.

Ver solução completa

Se um móvel percorre uma determinada trajetória com aceleração negativa e velocidade positiva, podemos afirmar que o tipo de movimento uniformemente variado percorrido pelo móvel neste caso é:

(a) movimento progressivo e retardado

(b) movimento retrógrado

(c) movimento retrógrado e retardado

(d) movimento circular e acelerado

(e) movimento progressivo e acelerado

Ver solução completa

Q 2 - Uma partícula desloca-se em movimento retilíneo sobre o eixo x . Sabe-se que no instante t   =   0   s ela encontra-se em x = 10   m e sua velocidade v em função do tempo t é dada por

v t = 2 + 12 t - 6 t 2         0 ≤ t ≤ 2 10 - 4 t                                 2 ≤ t ≤ 6

onde as unidades estão no SI. Podemos afirmar que a distância percorrida pela partícula no intervalo 0 ≤ t ≤ 4   s é:

Ver solução completa

Q 1 - Uma partícula desloca-se em movimento retilíneo sobre o eixo x . Sabe-se que no instante t   =   0   s ela encontra-se em x = 10   m e sua velocidade v em função do tempo t é dada por

v t = 2 + 12 t - 6 t 2         0 ≤ t ≤ 2 10 - 4 t                                 2 ≤ t ≤ 6

onde as unidades estão no SI. Podemos afirmar que o deslocamento da partícula, em metros,

no intervalo 0 ≤ t ≤ 4   s é:

Ver solução completa

Um engenheiro está projetando uma pista de aeroporto. Os aviões que usarão tal pista podem acelerar a uma taxa de 3   m / s 2 . Para uma decolagem segura o avião deve estar a uma velocidade maior que 65   m / s . Qual é, aproximadamente, o comprimento mínimo da pista?

a) 1380   m

b) 2112   m

c) 655   m

d) 1125   m

e) 705   m

Ver solução completa

Quais dos objetos descritos abaixo pode ser considerado um referencial inercial ?

(a) Um objeto em um movimento circular com aceleração tangencial constante

(b) Um objeto em um movimento circular uniforme;

(c) Um objeto em um movimento retilíneo uniforme;

(d) Um objeto em um movimento retilíneo uniformemente variado;

(e) Um objeto em um movimento retilíneo com aceleração que varia no tempo;

Ver solução completa