Enunciado

Um vetor a → no sentido positivo do eixo x, um vetor b → no sentido positivo do eixo y, e um escalar d . Qual é a orientação do vetor b → / d (a) se d for positivo e (b) se d for negativo? (c) Qual é o valor absoluto de a → ∙ b → ? (d) Qual é o valor absoluto de a → ∙ b → d ? (e) Qual é a orientação do vetor a → × b → ? (f) Qual é a orientação do vetor b → × a → ? (g) Qual é o módulo do vetor a → × b → ? (h) Qual é o modulo do vetor b → × a → ? Supondo que d seja positivo (i) qual é o modulo do vetor a → × b → d ? (j) qual é a orientação do vetor a → × b → d ?

Passo 1

(a) Bom, como d é positivo e o vetor b → está no sentido positivo do eixo y, significa b → possui componente positiva na direção y e zero na direção x, então a razão entre o escalar e o vetor manterá o sentido do vetor b → .

Passo 2

(b)Se d for negativo, a razão entre a componente na direção y, que é positiva, e o d, resultará numa componente negativa, e o sentido de b → ficará invertido.

Passo 3

(c) O produto escalar entre esses vetores resultará em zero, pois um dos vetores não possui componente x e o outro não possui y, como o produto escalar é a soma do produto de cada uma das componentes, esses produtos serão zero e a soma zero.

a → ∙ b → = 0

E o valor absoluto será o mesmo.

Passo 4

(d), o produto escalar continuará sendo zero, já que a razão entre o escalar d e o vetor b → não altera a direção do vetor, poderia apenas inverter seu sentido.

a → ∙ b → d = 0

E o valor absoluto também será zero.

Passo 5

(e) A orientação será perpendicular a a → e a b → , na direção z positiva, pois ambos os vetores apontam na direção positiva de seus respectivos eixos e a ordem do produto vetorial resulta em um vetor no sentido positivo do eixo z.

Passo 6

(f) Como a ordem do produto vetorial do Passo anterior foi invertida, o sentido do novo vetor também será, ele passará a ter um sentido negativo do eixo z.

Passo 7

(g) O módulo será o produto entre os módulos dos vetores e multiplicado pelo seno do ângulo formado entre eles, como eles formam um ângulo de 90° o seno será 1:

a → × b → = a b s e n θ = a b

Passo 8

(h) Seguindo o mesmo raciocínio do Passo anterior, a ordem dos fatores não irá alterar o valor do módulo

b → × a → = b a s e n θ = b a

Passo 9

(i) Pela mesma ideia do Passo 7, como d é positivo o resultado ainda será positivo, já que o produto a b é positivo:

a → × b → d = a b d s e n θ = a b d

Passo 10

(j) Ainda será no sentido positivo do eixo z, pois a divisão por d não altera o sentido de b, pois d é positivo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois vetores, r →es → , estão no plano x y . Os módulos dos vetores são 4,50 unidades e 7,30 unidades, respectivamente, e eles estão orientados a 320 °e85,0 ° , respectivamente, no sentido anti-horári
Dois vetores são dados por a →=3,0 i →+5,0 j → e b → =2,0 i →+ 4,0 j → . Determine (a) a → x b → , (b) a → . b → (c) a → +b → . b → e (d) a componente de a → em relação a b → . [Sugestão: para resolve
O deslocamento d → 1 está no plano y z , faz um ângulo de 63,0 ° com o semieixo y positivo, tem uma componente z positiva e tem um módulo de 4,50m . O deslocamento d → 2 está no plano x z , faz um âng
O vetor d 1 → , é paralelo ao semieixo y negativo e o vetor d 2 → é paralelo ao semieixo x positivo. Determine a orientação (a) de d 2 → 4 e (b) de - d 1 → 4 Determine o módulo (c) de d 1 → ⋅ d 2 → e
Os vetores a → e b → estão no plano x y . a → tem módulo 8,00 e ângulo 130 ° ; b → tem componentes b x=- 7,72 e b y = - 9,20 . Determine o ângulo entre o semieixo y negativo e (a) o vetor a → , (b) o