Enunciado

Um vetor   d → tem módulo 2,5   m e aponta para o norte .

Determine (a) o módulo e (b) a orientação de 4,0 d → .

Determine (c) o módulo e (d) a orientação de - 3,0 d → .

Passo 1

Então galera , temos que lembrar que ao multiplicarmos um vetor por um escalar qualquer , o valor do seu módulo também será multiplicado pelo módulo desse mesmo escalar . Dessa forma :

4,0 d → = 4 2,5 m = 10   m

Passo 2

A orientação , por sua vez , pode ser dividida em direção e sentido . Ao multiplicarmos um vetor por um escalar qualquer , nunca mudaremos a direção da orientação , entretanto , o sentido pode mudar caso o escalar seja negativo . Neste caso , 4 d → possui a mesma direção e sentido de d → (norte) .

Passo 3

De maneira análoga ao primeiro item , temos que lembrar que ao multiplicarmos um vetor por um escalar qualquer , o valor do seu módulo também será multiplicado pelo módulo desse mesmo escalar . Dessa forma :

- 3,0 d → = - 3 2,5 m = 7,5   m

Passo 4

Considerando as condições explicadas no segundo item , temos que - 3 d → possui mesma direção porém sentido contrário ao de d → (sul) .

Você recebeu a corrente da aprovação!!! Se quiser passar em física 1 não deixe de resolver a próxima questão e recomendar o Responde aí para 10 dos seus amigos mais próximos.

Atenção : é verdade esse bilhete rs 

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma mulher caminha 250m na direção 30 ° a leste do norte e, em seguida, caminha 175m na direção leste. Determine (a) o módulo e (b) o ângulo do deslocamento total da mulher em relação ao ponto de part
Uma formiga-de-fogo, em busca de molho picante em uma área de piquenique, executa três deslocamentos sucessivos no nível do solo: d 1 → , de 0,40 m para sudoeste (ou seja, 45° entre sul e oeste), d 2
4. É possível adicionar um escalar a um vetor? Em caso afirmativo, demonstre. Em caso negativo, explique por que não.
3. Se C → =A → + B → , pode C = 0 ? Pode C0 ? Em cada caso, mostre como ou explique por que não.
1. O módulo do vetor deslocamento pode ser maior do que a distância percorrida? Menor do que a distância percorrida? Explique.