Enunciado

Como vimos na Seção 15.1, as ondas na água são uma combinação de ondas longitudinais e transversais. Defenda a seguinte afirmação: "Quando ondas de água atingem uma parede vertical, a parede é um nó de deslocamento da onda longitudinal, porém é um ventre de deslocamento da onda transversal".

Passo 1

Falaiii meus amores, cêis tão suave?

“Se alguma coisa está dificil de ser feita, é porque não é para ser feita" # sóquenão”

Iremos aplicar nossos conhecimentos sobre reflexão de ondas transversais e longitudinais.

A onda transversal que se propaga na água corresponde à uma onda transversal que se propaga numa corda com a extremidade livre, pois, afinal, não há nada que "prende" a altura da água na borda.

E sabemos que, nesse caso, a onda não inverte, uma vez que não há impulso nessa direção.

Passo 2

O caso da onda transversal que sofre inversão é aquele em que a extremidade da corda está fixa, e, naturalmente, exercerá uma força na direção transversal quando a onda chegar.

Já a onda longitudinal na água pode ser comparada a uma onda longitudinal numa mola com extremidades fixas. Note que a parede da piscina está fixa, seria diferente se a água batesse em um pistão, por exemplo.

A onda longitudinal ao chegar na extremidade fixa recebe impulso na direção longitudinal sofredo inversão.

Passo 3

A água, quando se choca com uma parede vertical, recebe um impulso na direção longitudinal.

Dessa forma a onda longitudinal refletida sofre uma inversão, e a interteferência da onda incidente com a refletida é destrutiva, formando um nó na parde vertical.

Já a onda transversal não sofre inversão, de modo que a interferência é construtiva, produzindo um ventre.

Certo, cérebro, eu não gosto de você e nem você de mim, então faça tudo certo pelo menos uma vez para que eu possa continuar te matando com estudos, certo?

Resposta

Resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma corda de 1,5 m e peso 1,25 N está amarrada ao teto pela sua extremidade superior, e a inferior sustenta um peso p . Quando a corda é puxada suavemente, as ondas que se deslocam para cima obedecem
Se, no exemplo 15.3 você não desprezasse a massa da corda, qual seria a velocidade da ondaNa extremidade inferior da corda;No meio da corda;Na extremidade superior da corda?
Um fio fino, de 75 c m possui uma massa igual a 16,5 g . Uma extremidade está presa por um prego, e a outra está presa a um parafuso que pode ser ajustado para varias a tensão no fio. Para que tensão
Um oscilador harmônico simples em x = 0 gera uma onda em uma corda. O oscilador opera em uma frequência de 40 H z e com uma amplitude de 3 c m . A corda possui uma densidade linear de 50 g / c m e est
Desprezando os efeitos de tensão superficial, pode-se mostrar que ondas na superfície da água, com comprimento de onda λ muito menor que a profundidade da água, propagam-se com velocidade de fase v φ