Livros Resolvidos Passo a Passo
Solucionário completo

Exercícios Resolvidos de Príncipios de física - Serway - Princípios De Física: Mecânica Clássica e Relatividade

Enunciado

Física - Príncipios de física - Serway - Princípios De Física: Mecânica Clássica e Relatividade - 5.Perguntas Objetivas - 6

Um pêndulo consiste em um pequeno corpo pendurado em uma corda leve de comprimento fixo, com a parte superior da corda fixa, conforme representado na Figura PO5.6. O “peso” se move sem atrito, balançando igualmente alto nos dois lados. Ele se move de seu ponto de virada A até o ponto B e atinge sua velocidade máxima no ponto C .

  1. Desses pontos, há algum onde o “peso” tem aceleração radial não zero e tangencial zero? Se sim, qual? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
  2. Desses pontos, há algum onde o peso tem aceleração tangencial não zero e radial zero? Se houver, que ponto é este? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
  3. Há algum ponto onde o peso não tem aceleração? Se houver, que ponto é este?
  4. Há algum ponto onde o peso tem aceleração radial e aceleração tangencial não zero? Se sim, qual é este ponto? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?

Passo 1

E aiii gente, tudo bom com vocês?

Vamos fazer uma questãozinha aqui?

Vem comigo e bora!

Letra a:

Sim, ponto C. A aceleração total aqui é a aceleração centrípeta, direto para cima.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

Letra b:

Sim, ponto A. A velocidade em A é zero onde o pêndulo está invertendo a direção. A aceleração total aqui é a aceleração tangencial, para a direita e para baixo perpendicular ao cordão.

Passo 3

Letra c:

Não.

Passo 4

Letra d:

Sim, ponto B. A aceleração total aqui é para a direita e para baixo ou para cima dependendo se a magnitude da aceleração centrípeta é menor ou maior que a magnitude da aceleração tangencial.

Resposta

  1. Sim, ponto C. A aceleração total aqui é a aceleração centrípeta, direto para cima.
  2. Sim, ponto A. A velocidade em A é zero onde o pêndulo está invertendo a direção. A aceleração total aqui é a aceleração tangencial, para a direita e para baixo perpendicular ao cordão.
  3. Não.
  4. Sim, ponto B. A aceleração total aqui é para a direita e para baixo ou para cima dependendo se a magnitude da aceleração centrípeta é menor ou maior que a magnitude da aceleração tangencial.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas