Exercícios Resolvidos de Listas

Ver Teoria

Enunciado

Analise o trecho de programa Python apresentado a seguir. 

Ao ser executado, qual será o resultado exibido?

Passo 1

Cara, esse exercício tem a intenção de fixar os fatiamentos de listas. Primeiro, deixa eu tentar te lembrar do que a gente tá falando aqui. As listas são estruturas capazes de armazenar vários dados dentro delas, diferentemente de uma variável normal que só pode guardar uma coisa de cada vez.

Quando a gente quer acessar um dos itens de uma lista, precisa saber qual o índice onde esse item está guardado. Esse índice é simplesmente a ordem do elemento na lista, começando do zero, assim como tá ali na imagem. Pra acessar um elemento específico, usamos colchetes com o índice dentro.

Além disso, também dá pra gente pegar uma fatia dessa lista, usando entre colchetes os índices do DELIMITADORES.

É importante tu sacar que quando estamos pegando fatia de listas (ou strings, pois funcionam da mesma forma), a gente usa os índices dos delimitadores, e não os índices dos valores.

Masss, a última coisinha que tem é que a gente também consegue escolher de quantos em quantos elementos a gente quer pegar.

Depois do segundo : a gente indica de quantos em quantos elementos a gente quer pegar de uma determinada lista. Talvez você esteja se perguntando o que tudo isso tem a ver com o enunciado, mas eu tava rebobinando pra você entender bem o resultado. Acontece que é possível pegar uma sublista, também, de trás pra frente.

Repara que pra gente pegar uma fatia de lista de trás pra frente, usamos os índices negativos. Se liga que quando a gente conta de trás pra frente os delimitadores, eles começam em -1 em vez de 0.

Tudo isso pra você sacar que, se você pegar a lista toda, de -1 em -1 elemento, você pega a lista toda de trás pra frente!

Obs: Quando você não escreve um dos limites da fatia, Python considera o extremo. Por isso, L[::] representa a lista inteira, já que nenhum dos limites da fatia foi definido.

Resposta

Será exibida a lista L inteira, mas de trás pra frente.