Exercícios Resolvidos de Listas

Ver Teoria

Enunciado

Dada a lista S = [1,2,[3,4,[5,6,[7,8,[9,[0]]]]]], responda corretamente:

  1. O tamanho da lista S.
  2. A expressão que troca o 0 da lista por 17.

Passo 1

Fala aí, cara! Esse exercício é mais sobre conceitos de listas, e a gente não vai precisar programar pra resolver. Então chega aí, bora pensar um pouquinho. No item A está sendo pedido o tamanho da lista S, e a resposta é 3. Isso porque a lista S só tem 3 elementos, cara!

Sublistas são consideradas como apenas um elemento. Então, a lista mais externa de todas, a gente tem dois números (1 e 2) e uma sublista (essa sublista pode ter outros elementos e outras sublistas). Então, são três itens! Agora, bora pensar sobre como acessar e editar aquele zero ali.

Passo 2

Agora a gente tem que descobrir a notação pra chegar no 0. Se liga nesse desenho que tá ilustrando nossa lista.

Assim como a gente tinha falado sobre no passo 1, a lista S só tem 3 itens, tá vendo?! E o terceiro item é uma sublista que também tem 3 itens. Essa sublista tem outra, etc. Bom, se a gente acessasse o índice S[2], teríamos essa relação:

Ou seja, conseguimos acessar a segunda lista. Mas ainda estamos longe do 0. Mas cara, o resultado da expressão S[2] é uma lista, certo? Então, a gente pode pegar o índice de um elemento da sublista resultado dessa expressão. Por exemplo, S[2][2]:

E assim por diante… Com S[2][2][2][2][1], conseguimos chegar na última lista:

Agora sim, a gente conseguiu chegar na última lista. Agora, a gente só precisa editar o primeiro elemento dessa última lista (que é onde tá o zero). Pra isso, vamos usar mais uma vez a notação de índices:

Dessa forma, conseguimos alterar o 0 pra 17. Essa é a expressão que troca o 0 por 17, e consequentemente, é a resposta da nossa questão!

Resposta

  1. 3.
  2. S[2][2][2][2][1][0] = 17