Exercícios Resolvidos de Listas

Ver Teoria

Enunciado

O Zodíaco chinês é composto por animais com ciclo de 12 anos. Uma maneira simplificada de identificá-lo é verificando-se apenas o ano de seu nascimento do seguinte modo:

Crie um programa que recebe o ano de nascimento do usuário e retorne o signo correspondente.

Passo 1

Fala, povo lindo! Se liga, o enunciado tá falando pra gente receber um dado do usuário. Pra todo nosso programa a gente depende dos dados de entrada, então costuma ser uma boa ideia começar o programa pegando esses dados. Pra isso, vamos usar a função input().

Mas se liga que a gente espera que seja digitado um número inteiro, então a gente já faz a conversão direto na resposta da função input() pra que a variável receba um número inteiro.

Não esqueça que a função input(), por padrão, sempre retorna uma string, okay?!

Beleza! Vamos criar nossa lista agora.

Passo 2

Se você não sacou ainda o que esse exercício tem a ver com listas, eu vou te mostrar agora na prática.

Aqui, eu simplesmente criei uma lista, chamada signos, e coloquei dentro os signos que estavam no enunciado, na mesma ordem. A utilidade disso, maninho, é que automaticamente a gente tá relacionando esses nomes com dados numéricos. Lembra que nas listas, todos os elementos têm um índice?! E que esse índice começa em 0 e tem ordem crescente?! Então, doido!

Na memória, a lista tá armazenada assim. Eu abreviei ali pra caber tudo aqui, ok?! Só de criar uma lista de itens, a gente já vai ter números associados aos itens. O item que a gente vai pegar no programa depende do ano de nascimento do usuário!

Passo 3

Se liga, que os índices são idênticos aos valores na tabelinha do enunciado!

O signo do usuário é o resto da divisão inteira do seu ano de nascimento por 12 (isso tá escrito no enunciado, doido). Então, usa aquela lista pra associar o resultado dessa conta com seu respectivo nome. Agora, só precisamos exibir.

Passo 4

Vamos exibir pro usuário o seu signo. Pra isso, vamos usar print() com formatação de string.

Nesse caso, usei formatação de string com f. Mas você podia usar outras formatações, dependendo da qual seu professor costuma usar na sala. Você precisa usar a mesma formatação do seu professor, ok?! Show! Vamos executar esse programa pra testar.

Digitei o ano 1999 e retornou um signo. Viu?! A gente conseguiu relacionar o resultado de uma conta com um elemento da lista. Legal, né?! Te espero no próximo exercício!

Obs: se tu não tá manjando das formatações de string, dá uma olhada no primeiro tópico de string da playlist. Você vai sacar tudo bemmm rapidinho, eu juro, mano!

Resposta