Exercícios Resolvidos de Listas

Ver Teoria

Enunciado

Uma das estruturas de dados existentes na linguagem de programação Python são as listas. Considere o trecho de código abaixo:

candidatos = ['José', 'João', 'Cibelly', 'Sonivaldo','Dariane']

É CORRETO afirmar que

  1. candidatos.len() obtem o tamanho da lista.
  2. o método append é utilizado para adicionar um elemento no início da lista.
  3. o comando insert('Antônio') insere “Antônio” no início da lista.
  4. candidatos[-2] retornaria o penúltimo elemento da lista.
  5. candidatos.size() obtem o tamanho da lista.

Passo 1

Fala aí! Bora analisar cada um dos elementos pra encontrar a resposta. Começando pelo item a, que tá dizendo que a gente pode descobrir o tamanho da lista “candidatos” com o comando candidatos.len(). Isso não é verdade! Pra descobrir o tamanho de uma lista, a gente precisa usar len(candidatos). É parecido, mas não é a mesma coisa, ok?! hahaha

Bora dar uma olhada no segundo item!

Passo 2

Aqui, o doido tá dizendo que a gente pode usar o método append pra adicionar um elemento no inicio da lista. Bom, na verdade esse método existe, mas ele adiciona um item no FINAL da lista, e não no início. Por isso, essa alternativa tá errada também!

Passo 3

No item C tá falando pra gente que dá pra adicionar uma string “Antonio” no início da lista com o método candidatos.insert(“Antonio”). Mas isso também não tá certo não. O método insert() só funciona com dois argumentos! A gente precisa dizer em qual índice a gente quer inserir o novo elemento.

Passo 4

O item d sugere que o índice [-2] corresponde ao penúltimo item da lista. Bom… Tá certo!

Olha, os índices das listas podem ser contados de trás pra frente usando índices negativos. Então, o índice -2 sempre vai referenciar o penúltimo elemento da lista, ok?! Essa é a alternativa certa!!! Mas calma, bora olhar a última.

Passo 5

Pô, aqui na alternativa E tá falando que a gente precisa usar candidatos.size() pra descobrir o tamanho da lista. Mas no item A a gente já debateu sobre isso, e pra descobrir o tamanho de uma lista usamos a função len(), lembra?! len(candidatos).

Por isso, essa alternativa tá errada também, ok?! Te vejo no próximo exercício, doido!

Resposta

Alternativa D.