Exercícios Resolvidos de Manipulando funções

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um procedimento que receba 3 valores reais x , y e z que representam os lados de um triângulo e retorne qual é o tipo do triângulo formado observando as seguintes definições:

  • Triângulo equilátero: os comprimentos dos três lados são iguais.
  • Triângulo isósceles: os comprimentos de dois dos lados são iguais.
  • Triângulo escaleno: os comprimentos dos três lados são diferentes.

Passo 1

Vamos começar o nosso programa definindo o escopo principal e o cabeçalho da função que utilizaremos para verificar o tipo do triângulo de acordo com seus lados.

Passo 2

Agora que já temos uma visão geral dos elementos que irão compor o nosso programa, podemos definir a função v e r i f i c a T r i a n g u l o .

O seu código é bastante simples, basicamente o que nós temos que fazer é utilizar o comando condicional if para compararmos os lados do triângulo recebidos como parâmetros. Ou seja, se a condição que todos os lados são iguais for verdadeira, devemos imprimir que o triângulo é equilátero, por outro lado se a condição que todos os lados são diferentes for verdadeira, devemos imprimir que o triângulo é escaleno. Por fim, se nenhuma das condições anteriores for verdadeira, estamos no caso em que pelo menos dois lados são iguais e por esse motivo o bloco else deve ser a impressão de que o triângulo é isósceles.

Passo 3

Agora que já temos a função v e r i f i c a T r i a n g u l o definida, podemos codificar o código principal que será responsável por chamá-la.

A responsabilidade do código principal nesse programa é simplesmente requisitar os dados de entrada ao usuário (linha 09) e em seguida passá-los como parâmetro para a função v e r i f i c a T r i a n g u l o em sua chamada (linha 11).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)