Exercícios Resolvidos de Manipulando funções

Ver Teoria

Enunciado

Observe o seguinte trecho de código:

Esse programa deve ser capaz de ler 10 números inteiros, ordená-los e em seguida imprimi-los em ordem. Sabendo que nenhuma alteração deve ser feita dentro da função main, faça a implementação da função o r d e n a V e t o r . Lembre-se que a função i m p r i m e V e t o r é definida da seguinte forma:

Passo 1

A primeira coisa que nós temos que fazer para conseguirmos implementarmos de maneira correta a função o r d e n a V e t o r é observarmos com ela é utilizada na main.

Então, vamos focar nessa imagem do enunciado por enquanto:

Nela, nós conseguimos perceber que um vetor v de 10 posições está sendo preenchido e passado como parâmetro em uma chamada da função o r d e n a V e t o r .

Também conseguimos perceber que logo após a chamada dessa função, o programa é encerrado. Ou seja, a função o r d e n a V e t o r também é responsável por chamar a função de impressão i m p r i m e V e t o r .

Passo 2

Depois dessa super análise nós já estamos prontinhos para definirmos a função o r d e n a V e t o r .

E por increça que parível a sacada dela é bem simples, depois de utilizarmos algum algoritmo de ordenação para ordenarmos os elementos do vetor, nesse caso utilizamos dois laços de repetição para comparar cada elemento e trocá-los de lugar (linhas 05 a 16), nós simplesmente temos que chamar a função i m p r i m e V e t o r passando o vetor v ordenado como parâmetro (linha 18).

Resposta

Em poucas palavras esse programa funciona assim: preenchemos um vetor v de 10 posições na main, chamamos a função o r d e n a V e t o r para ordená-lo e após isso chamar outra função para imprimi-lo, função essa chamada i m p r i m e V e t o r .