Enunciado

Faça um programa leia a idade de um nadador e chame um procedimento que receba essa idade por parâmetro com o objetivo de retornar a categoria desse nadador de acordo com a tabela abaixo:

Passo 1

Vamos começar o desenvolvimento desse programa pelo seu escopo.

Para facilitar, nós criamos um tipo enumerado chamado c a t e g o r i a s e o redefinimos através do comando typedef para c a t . Além disso, também falamos para o programa que teremos uma função chamada c l a s s i f i c a N a d a d o r com retorno do tipo c a t que espera como parâmetro um número inteiro n (linha 10).

E é claro que não podemos nos esquecer da declaração da função principal!

Passo 2

Agora que já temos o escopo do programa, podemos definir o procedimento c l a s s i f i c a N a d a d o r que será chamado na função main.

Esse procedimento consiste em utilizar comandos condicionais para verificar a categoria do nadador. Ou seja, caso uma das condições seja verdadeira, uma variável n a d a d o r receberá a constante enumerada da respectiva categoria daquela idade e será retornada.

Passo 3

Para finalizarmos esse programa, já que temos as estruturas que atuam fora da função principal prontas, basta codificarmos agora os comandos da função main.

Basicamente o que nós temos que fazer é ler uma idade n (linha 09) que será enviada como parâmetro na chamada pela função c l a s s i f i c a N a d a d o r , essa por sua vez será responsável por inicializar a variável x do tipo enumerado c a t com o seu retorno (linha 11).

Tendo em mãos a variável x armazenando a constante enumerada da respectiva categoria do nadador, basta utilizarmos uma estrutura switch para comparar o valor de x com cada uma das constantes presentes no tipo enumerado c a t e g o r i a s com o objetivo de realizar a impressão da categoria correta do nadador no caso em que a comparação de igualdade é verdadeira.

Passo 4

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Relacionados