Enunciado

Fazer uma função que calcula a enésima potência de uma variável real x : f x ,   n = x n .

Passo 1

A melhor coisa que nós podemos fazer para começar é definir o escopo da função principal e o cabeçalho de outras funções que iremos utilizar nesse programa.

No caso desse exercício, além da função principal, iremos utilizar uma função chamada p o t e n c i a que tem um retorno do tipo int e espera como parâmetros duas entradas: uma base e um expoente (ambos inteiros).

Passo 2

Agora que já temos uma visão geral do nosso programa, podemos iniciar a definição da função que realizará o cálculo da potência.

A lógica desse código é bastante simples, nós simplesmente declaramos uma variável local r e s e utilizamos uma estrutura de repetição for para atualizá-la a cada loop. Ou seja, a variável r e s é inicializada com o valor 1 e dentro do laço de repetição será atualizada com o seu valor multiplicado pelo conteúdo da variável b a s e passado como parâmetro e x p vezes. Ao término da execução do laço de repetição teremos a seguinte relação: r e s = b a s e e x p .

Passo 3

Com a função p o t e n c i a definida, podemos agora criar o código principal do programa.

Nesse código, nós basicamente realizamos a leitura da base e do expoente da potência que será calculada através de comandos scanf() (linhas 09 e 10). Em seguida, chamamos a função p o t e n c i a passando como parâmetro as variáveis n e e x p o e n t e anteriormente lidas, para que a variável p o t seja inicializada com o valor retornado pela função p o t e n c i a (resultado da potência entre as variáveis n e e x p o e n t e ). Por fim, simplesmente imprimimos a variável p o t com uma quebra de linha.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Relacionados