1.

Uma bala de 60   g é disparada horizontalmente com uma velocidade v 1 = 600   m / s contra o bloco de 3   k g de madeira macia inicialemnte em repouso sobre a superfície horizontal. A bala emerge do bloco com a velocidade v 2 = 400   m / s , e se observa que o bloco desliza uma distância de 2,70   m antes de parar. Determine o coeficiente de atrito dinâmico μ k entre o bloco e a superfície.

Resolução
2.

A partícula de 2,4   k g se desloca no plano horizontal xy e tem a velocidade mostrada no instante de tempo t = 0 . Se a força F = 2 + 3 t 2 / 4 newtons, onde t é o tempo em segundos, é aplicada à partícula na direção y iniciando no instante de tempo t = 0 , determine a velocidade v da partícula 4 segundos após F ser aplicada e especifique o ângulo correspondente θ medido no sentido anti-horário a partir do eixo x até a direção da velocidade.

Resolução
3.

O motor de foguete de uma nave espacial com 30   t se deslocando a uma velocidade de 24.000   k m / h é acionado e produz um empuxo de 20   k N na direção de sua trajetória circular durante um período de 3   m i n . Determine a nova velocidade da nave espacial. A perda de massa devida ao combustível queimado é desprezivelmente pequena.

Resolução
4.

Um projétil de 75   g viajando a 600   m / s atinge e se incorpora ao bloco de 50   k g , que está inicialmente parado. Calcule a energia perdida durante o impacto. Expresse sua resposta como um valor absoluto | ∆ E | e como uma percentagem n da energia original do sistema E .

Resolução
5.

O projétil de 140   g é disparado com uma velocidade de 600   m / s e carrega três anilhas, cada uma com uma massa de 100   g . Encontre a velocidade comum v do projétil e das anilhas. Determine também a perda | ∆ E | de energia durante a interação.

Resolução
6.

O martelo com 450   k g de um bate-estaca cai 1,4   m a partir do repouso e atinge o topo de uma estaca de 240   k g enterrada 0,9   m no solo. Após o impacto observa-se o martelo se deslocar com a estaca sem ricochetear visivelmente. Determine a velocidade v da estaca e do martelo imediatamente após o impacto. Você pode justificar o uso do princípio da conservação da quantidade de moviemnto embora os pesos atuem durante o impacto?

Resolução
7.

O módulo de aterrissagem lunar de 200   k g está descendo na superfície da Lua com uma velocidade de 6   m / s quando seu retromotor é acionado. Se o motor produz um empuxo T por 4   s que varia com o tempo como mostrado e em seguida desliga, calcule a velocidade do módulo de aterrissagem quando t = 5   s , supondo que ele ainda não aterrisou. A aceleração gravitacional na superfície da Lua é 1,62   m / s ² .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas