1.

Os torques mostrados são aplicados nas polias A , B e C . Sabendo que ambos os eixos têm seção transversal cheia e são feitos de latão ( G = 39   G P a ), determine o ângulo de torção entre ( a ) A e B e ( b ) A e C .

Resolução
2.

Dois eixos sólidos de aço são ajustados com flanges que em seguida são conectadas por parafusos como mostrado. Os parafusos são ligeiramente subdimensionados de modo que permitam uma rotação relativa entre as flanges de até 1,5 ° antes que ambas passem a girar juntas.

Sabendo que G = 77,2   G P a , determine a máxima tensão de cisalhamento em cada eixo quando um torque T de intensidade igual a 474,5   N * m é aplicado na flange B .

Resolução
3.

O eixo composto mostrado consiste em uma jaqueta de latão de 5   m m de espessura ( G l a t ã o = 39   G P a ) unido a um núcleo de aço de 40   m m de diâmetro ( G a ç o = 77,2   G P a ). Sabendo que o eixo está submetido a um torque de 600   N * m , determine ( a ) a tensão de cisalhamento máxima na jaqueta de latão, ( b ) a tensão de cisalhamento máxima no núcleo de aço e ( c ) o ângulo de torção de B relativo a A .

Resolução
4.

O dispositivo serve como uma mola de torção compacta. É feito de aço A-36 e composto por um eixo interno maciço C B embutido em um tubo A B e acoplado a esse tubo por um anel rígido em B . Podemos considerar que o anel em A também é rígido e está preso de modo que não pode girar. Se a tensão de cisalhamento admissível para o material for τ a d m = 84   M P a e o ângulo de torção em C estiver limitado a ϕ a d m = 3 ° , determine o torque máximo T que pode ser aplicado na extremidade C .

Dados: G a ç o = 75   G P a .

Resolução
5.

A barra de madeira abaixo está sujeita aos esforços de torção mostrados na figura. Com base nos seus conhecimentos de Resistencia dos materiais determine o valor das reações das paredes nos pontos A e D.

u s e   G = 27 G P a

s e ç ã o   c í r c u l a r   d e   r a i o   30 c m

Resolução
6.

Na figura abaixo temos uma barra de madeira com seção retangular que varia conforme mostrado na figura. Usando seus conhecimentos relacionados a ângulo de torção, determine as deformações angulares em graus das seções A e B marcadas na figura.

u s e   G = 27 G P a

Resolução
7.

A barra de aço da figura foi sujeita aos esforços de torção mostrado na figura. Sabendo que se trata de uma seção triangular com as dimensões mostradas, e que ainda a barra possui um modulo de elasticidade transversal de 200   G P a determine as reações da parede nesse caso.

Resolução
8.

Um eixo maciço de aço ( G = 75   G P a ) possui um comprimento L = 120   m m e um raio c = 8   m m . Ele está submetido em suas extremidades a um torque T = 160   N * m . Determine o valor do ângulo de torção ϕ nesse eixo devido ao torque aplicado.

Forneça o resultado em graus ( ° ).

Resolução
9.

A barra abaixo está sujeita aos carregamentos mostrados. Sabendo que cada seção possui as dimensões e formatos mostrados abaixo da figura, determine o valor das reações da parede na situação mostrada.

b a r r a s   d a   p o n t o   p o s s u e m   G p = 22   G P a

b a r r a   d o   m e i o   p o s s u i   G m = 30   G P a

Resolução
10.

O eixo de aço A-36 tem diâmetro de 50   m m e está preso nas extremidades A e B . Se for submetido ao momento, determine a tensão de cisalhamento máxima nas regiões A C e C B do eixo.

Dados: G a ç o = 75   G P a .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas