1.

Os trens A e B circulam sobre vias paralelas. O trem A tem uma velocidade de 80   k m / h e está diminuindo na taxa de 2   m / s 2 , enquanto o trem B tem uma velocidade constante de 40   k m / h . Determine a velocidade e a aceleração do trem B em relação ao trem A .

Resolução
2.

Para o instante representado, o carro A tem uma velocidade de 100   k m / h , que está aumentando na taxa de 8   k m / h cada segundo. Simultaneamente, o carro B também tem uma velocidade de 100   k m / h enquanto contorna a curva e está reduzindo a velocidade na taxa de 8   k m / h cada segundo. Determine a aceleração que o carro B aparenta ter para um observador no carro A .

Resolução
3.

Um veleiro deslocando-se na direção mostrada está navegando a barlavento contra um vento norte. O instrumento que mede a velocidade do barco registra uma velocidade do casco de 6,5 nós. Uma corda leve amarrada ao cordame indica que a direção do vento aparente é de 35 ° a partir da linha de centro do barco. Qual é a velocidade do vento v w ?

Resolução
4.

O jato de transporte B está voando para o norte com uma velocidade v B = 600   k m / h quando uma aeronave menor A passa por baixo do transporte dirigida na direção 60 ° mostrada. Para os passageiros em b , no entanto, A aparenta estar voando lateralmente e movendo-se para leste. Determine a velocidade real de A e a velocidade que A aparenta ter em relação a B .

Resolução
5.

O avião A está voando horizontalmente com uma velocidade constate de 200   k m / h e está rebocando o planador B , que está ganhando altitude. Se o cabo de reboque tem um comprimento r = 60   m e θ está aumentando na taxa constante de 5 graus por segundo, determine os módulos da velocidade v → e da aceleração a → do planador para o instante em que θ = 15 ° .

Resolução
6.

O trem A viaja com uma velocidade constante v A = 120   k m / h ao longo da estrada de ferro reta e horizontal. O motorista do carro B , antecipando a passagem de nível ferroviária C , diminui a velocidade do carro de 90   k m / h na taxa de 3   m / s 2 . Determine a velocidade e a aceleração do trem em relação ao carro.

Resolução
7.

O carro A tem uma velocidade para a frente de 18   k m / h e está acelerando a 3   m / s 2 . Determine a velocidade e a aceleração do carro em relação ao observador B , que é levado em uma cadeira sem rotação sobre a roda-gigante. A velocidade angular Ω = 3   r p m da roda-gigante é constante.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas