Enunciado

Desenhe o diagrama de Corpo Livre da treliça que é sustentada pelo cabo AB e pelo pino C. Explique o significado de cada força no Diagrama

Passo 1

Fala galera, bora montar esse querido diagrama de corpo livre?

Aqui não tem mistério, vamos indicar as reações que estão mantendo nossa treliça em equilíbrio beleza?

Uma dica aqui pra isso é pensar nas equações de equilíbrio que precisam ser respeitadas.

∑ F x = 0

∑ F y = 0

∑ M z = 0

Passo 2

Agora vamos desenhar nosso diagrama e explicar as forças presentes.

Os pesos já estão indicados ali, e a gente vai manter eles da forma que estão. Eles são as cargas quais a treliça deve suportar.

A treliça precisa ter pelo menos dois apoios para estar em equilíbrio, o pino em C vai restringir tanto o movimento vertical quanto o horizontal.

O cabo T, ajuda a equilibrar quando fizermos o somatório dos momentos fletores. Sem ele a treliça iria girar no sentido horário com as cargas, e ele gera uma reação em x que é combatida pela horizontal no pino C.

Resposta

O DCL é:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A barra delgada uniforme de ângulo reto A O B tem massa m . Se o atrito no pivô O for desprezado, determine a magnitude da força normal em A e a magnitude da reação do pino em O .
Um lenhador deseja fazer com que o tronco da árvore caia colina acima, embora o tronco esteja inclinado para baixo. Com o auxílio do guincho W, que tensão T no cabo será necessária? O tronco de 1200l
A alavanca “deadman” controla as brocas de um removedor de neve. Se uma força F=30N é necessária para começar a girar a alavanca em torno do pivô ideal em O , determine a tensão correspondente T no ca
Encontre o ângulo de inclinação θ com a horizontal de forma que a força de contato em B seja a metade daquela em A para o cilindro liso.
Determine a massa mínima do cilindro m 1 necessária para causar perda de contato em A .