Enunciado

Determine a força resultante e especifique onde ela atua na viga, medindo a partir do ponto A .

Passo 1

A fim de determinar a força resultante, a sua intensidade equivale à soma de todas as forças que estão atuando na carga distribuída. Por esse fato, a resultante que seria definida pela integração entre uma força por unidade de comprimento e um elemento de comprimento, ela pode ser determinada pela área abaixo da curva da carga distribuída, ou seja:

F R = ∫ L w x d x = ∫ A d A = A

E a sua posição de atuação em relação ao ponto A pode ser determinada através do princípio dos momentos, já que são relacionadas as forças envolvidas e a distância delas até o ponto de referência para os momentos ocorrerem.

Passo 2

Portanto, a força resultante será dada por:

F R = A = 1 2 6 3 + 1 2 6 6

Logo,

F R = 27   k N

Passo 3

Agora, para saber a distância do ponto de atuação da força resultante até o ponto A deve ser feito o somatório de momentos em relação a esse ponto, tal que a força distribuída pode ser dividida e representada por duas áreas triangulares.

Lembrando que a distância para calcular o momento gerado por uma força distribuída é dada pela posição do centroide da área até o ponto de referência, como neste caso a área é um triângulo retângulo, a posição do centroide de um triângulo é calculada como:

x - = b 3

Passo 4

Logo, aplicando o princípio dos momentos em relação ao ponto A , admitindo que o momento é positivo no sentido anti-horário e supondo que a força resultante esteja atuando à direita de A , tem-se que:

M R A = - F R d = 1 2 6 3 x ¯ 1 - 1 2 6 6 x ¯ 2

- 27 d = 18 2 3 3 - 18 6 3

d = 1   m

Resposta

F R = 27   k N

d = 1   m à direita de A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A  carga  que  atua  sobre  uma  placa  quadrada  é representada por uma distribuição de pressão parabólica. Determine a intensidade da força resultante e as coordenadas ( x ¯ , y ¯ ) do ponto onde a 
A barragem de concreto por ‘gravidade’ é mantida no lugar por seu próprio peso. Se a densidade do concreto é ρ c = 2,5 M g / m ³ ³, e a água tem uma densidade de ρ w = 1,0M g / m ³ ³, determine a meno
Determine a intensidade da força resultante que atua sobre a comporta A B C em razão da pressão hidrostática. A comporta tem largura de 1,5 m e ρ w = 1,0M g / m 3 .
A comporta retangular de 2 m de largura tem um pino em seu centro A e é impedida de girar pelo bloco em B . Determine as reações nesses suportes em razão da pressão hidrostática. ρ w = 1,0M g / m 3 .
O tanque está cheio de um líquido com densidade de 900k g / m 3 . Determine a força resultante que ele exerce sobre a placa elíptica no fundo, e a localização do centro de pressão, medido a partir do