Enunciado

Expresse o momento do binário que age sobre o tubo na forma de vetor cartesiano. Qual é a intensidade do momento de binário? Considere F = 125   N .

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Esta é uma questão bem prática. Bem direta ao ponto mesmo!

Precisamos calcular o momento de binário produzido. Para isto, basta lembrarmos que:

M = F d

Sendo F a força F = 12 5   N e d a distância perpendicular entre as duas forças.

Aqui que está o problema. Quem é esse d ? É 200   m m (distância relativa ao eixo y )? Ou 300   m m (distância relativa ao eixo x )?

A resposta é, nenhuma das duas! Na realidade, ambos os valores vão compor a nossa resposta final. Vejamos o esboço de uma vista superior para deixar claro quem é esta distância.

A distância d é a menor reta que liga os dois pontos. Neste caso, a hipotenusa do triângulo de lados 0,3   m e 0,2   m ! Entendem agora o motivo de ambas as distâncias comporem a resposta??? Portanto,

d = 0,3 2 + 0,2 2 = 0,36   m

E assim, temos o momento igual a:

M = 12 5 ⋅ 0,3 6 = 45 , 1   N ⋅ m

E assim finalizamos a questão!

Resposta

M = 45,1   N ⋅ m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Substitua as duas forças atuando na moldura por um torçor. Escreva na forma vetorial o momento associado com o torçor e especifique as coordenadas do ponto P no plano y - z pelo qual passa a linha de
Durante uma perfuração, o pequeno dispositivo robótico é submetido a uma força de 800N no ponto C , como mostrado. Substitua esta força por um sistema força-binário equivalente no ponto O .
A ação combinada das três forças sobre a base em O pode ser obtida estabelecendo sua resultante passando por O . Determine os módulos de R e do momento M associado.
Determine o momento da força P em relação ao ponto A .
Três binários são formados por três pares de forças iguais e opostas. Determine a resultante M dos três binários.