Enunciado

A laje da construção está sujeita a quatro cargas paralelas das colunas. Determine a força resultante equivalente e especifique sua posição (x, y) sobre a laje. Considere F1 = 8 kN e F2 = 9 kN.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

F R z = ∑ F z

F R z = - 8 - 6 - 12 - 9

F R =   - F R z

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

F R = 35   k N

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

∑ M x = M R x

- F R . y =   - 12 8 - 6 20 - 9 20

y = 11,31   m

∑ M y = M R y

F R . x = 12 6 + 8 22 + 6 26

x = 11,54   m  

Resposta

x = 11,54   m  

y = 11,31   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o momento de binário atuando no encanamento possui uma intensidade de 400N ⋅ m , determine a intensidade F da força vertical aplicada em cada chave.
Substitua a força em A por uma força e momento de binário resultante equivalente no ponto P . Expresse o resultado na forma de vetor cartesiano.
A força horizontal de 30N atua no cabo da chave. Qual é a intensidade do momento dessa força em relação ao eixo z ?
A força horizontal de 30N atua no cabo da chave. Determine o momento dessa força em relação ao ponto O . Especifique os ângulos de direção coordenados α , β e γ do eixo do momentos.
Determine a componente projetada da força F a b = 560 N que atua ao longo do tubo A C . Expresse o resultado como um vetor cartesiano.