Exercícios Resolvidos de Mecanismos de Transferência de Calor

Ver Teoria

Enunciado

Uma janela de vidro de 1   m de largura e 2   m de altura apresenta 5   m m de espessura e condutividade térmica de k v = 1,4   W . m - 1 . K - 1 . Se as temperaturas interna e externa do vidro em um dia de inverno são 15 o C e - 20 o C respectivamente, responda:

a Qual a taxa de perda de calor através do vidro?

b Para reduzir as perdas de calor através das janelas, costuma-se utilizar construções com painel duplo, em que as duas placas de vidro são separadas por ar. Se o espaçamento entre elas for de 10   m m e as superfícies em contato com o ar tiver temperaturas de 10 o C e - 15 o C , qual a taxa de perda de calor de uma janela 1 x 2   m ? A condutividade térmica do ar é k a = 0,024   W . m - 1 . K - 1 .

Passo 1

a) O enunciado fala de uma janela de vidro com dimensões 1   m × 2   m × 0,005   m com temperaturas interna e externa conhecidas, como mostrado aqui no esquema:

A primeira coisa que temos que fazer é encontrar a taxa de calor que passa através desse vidro. Sabemos que essa taxa é dada por:

q c o n d = q c o n d ' ' . A

Teremos um fluxo de calor no sentido da espessura do vidro, que definimos como eixo x. Como o calor flui do corpo mais quente para o corpo mais frio, a taxa de perca de calor acontece da esquerda para a direita, no sentido positivo do eixo x.

Passo 2

a Qual a taxa de perda de calor através do vidro?

Como o calor está sendo transferido por condução através da janela, vamos usar a Lei de Fourier para determinar o fluxo de calor:

q c o n d ' ' = - k d T d x

Nesse caso, como estamos trabalhando com um problema de placa plana, podemos escrever a Lei de Fourier da seguinte forma:

q c o n d ' ' = - k v Δ T Δ x

Juntando essa expressão com a que escrevemos no Passo 1, a taxa de transferência de calor por condução será dada por:

q c o n d = q c o n d ' ' . A

q c o n d = - k v A Δ T Δ x

Como T 1 > T 2 , o calor será transferido da esquerda para a direita, no sentido positivo do eixo x , logo:

q c o n d = - k v A T 2 - T 1 L

q c o n d = k v A T 1 - T 2 L

Onde:

k v = 1,4   W . m - 1 . K - 1

A = 1   m × 2   m = 2   m 2

T 1 = 15 ° C

T 2 = - 20 ° C

L = 5   m m = 0,005   m

Obs.: Um detalhe importante aqui! Como estamos calculando uma variação de temperatura, podemos, neste caso, utilizar a temperatura tanto em graus Celsius ou Kelvin já que, nas duas escalas o cálculo da variação de temperatura nos dará o mesmo valor.

Substituindo os valores:

q c o n d = k v A T 1 - T 2 L = 1,4 × 2 × 15 - - 20 0,005

q c o n d = 19600   W

q c o n d = 19,6   k W

Passo 3

b Para reduzir as perdas de calor através das janelas, costuma-se utilizar construções com painel duplo, em que as duas placas de vidro são separadas por ar. Se o espaçamento entre elas for de 10   m m e as superfícies em contato com o ar tiver temperaturas de 10 o C e - 15 o C , qual a taxa de perda de calor de uma janela 1   m × 2   m ? A condutividade térmica do ar é k a = 0,024   W . m - 1 . K - 1 .

Agora que colocamos duas janelas de vidro uma do lado da outra, deixando um espaço entre elas ocupado por ar, a ideia é a seguinte:

Se o objetivo é reduzir a perca de calor através da janela, então esperamos encontrar uma taxa de perda de calor menor do que encontramos na letra a. Considerando que a engenhoca funcione, teremos um cômodo mais quentinho do que no primeiro caso, certo? Logo a temperatura interna da janela deverá ser maior que 15ºC!

Então como a gente pode calcular a taxa de perda de calor se não sabemos a temperatura interna da janela? Calma, vem comigo!

Temos um regime permanente, isso quer dizer que a janela não pode nem gerar, nem acumular energia (que aqui aparece na forma de calor), logo a taxa de perda de calor através janela é igual a taxa de perda de calor através do espaço entre as placas de vidro.

E essa a gente consegue calcular!!!

A taxa de calor transferida através do ar será:

q c o n d =   k a . A . T 1 - T 2 L

Onde:

k a = 0,024   W . m - 1 . K - 1

A = 1   m × 2   m = 2   m 2

T 1 = 10 ° C

T 2 = - 15 ° C

Substituindo os valores:

q c o n d = 0,024 × 2 × 10 - - 15 0,01

q c o n d = 120   W

Lembrando que na letra a achamos, q c o n d = 19600   W , que muuuuuito maior do que os 120W que terminamos de achar. Então vimos que essa engenhoca realmente funciona!!!

Resposta

a

q c o n d = 19,6   k W

b

q c o n d = 120   W

Exercícios de Livros Relacionados

89. A temperatura interna do corpo humano de uma pessoa saudável se mantém constante a 37° C , enquanto a temperatura e a umidade do ambiente mudam com o tempo. Discuta os mecanismos de transferência
90. Muitas vezes, para nos refrescarmos no verão, utilizamos um ventilador. Explique como um ventilador nos deixa refrescados no verão. Explique também por que algumas pessoas usam ventiladores de tet
Um fio elétrico de 2,1m de comprimento e 0,2c m de diâmetro é estendido em uma sala mantida a 20 ℃ ℃.O calor é gerado no fio como resultado do aquecimento resistivo, e a temperatura da superfície do f
Considere uma caixa eletrônica selada de 20c m de altura, com área da base de 50c m × 50c m , colocada em uma câmara de vácuo.A emissividade da superfície externa da caixa é de 0,95 .Os componentes el
43. Considere a perda de calor através das duas paredes de uma casa em noite de inverno. As paredes são idênticas, exceto que um delas tem uma janela de vidro hermeticamente fechada. Por meio de qual