Exercícios Resolvidos de Métodos de Lista

Ver Teoria

Enunciado

Dada a seguinte lista:

Defina uma função chamada d e l e t a C P F e faça um programa que receba como entrada o CPF a ser removido dessa lista e o remova utilizando essa função. Após isso, o programa deve imprimir a lista sem o CPF anteriormente removido.

Passo 1

Vamos começar o nosso programa definindo a função d e l e t a C P F :

Prontinho! simples, né?

Basicamente nós definimos a função d e l e t a C P F de uma forma com que a mesma espere dois parâmetros como entrada: a lista que terá o CPF removido e o próprio CPF. Após isso, nós simplesmente temos que utilizar o método de lista remove em l i s t a passando como parâmetro para o mesmo o CPF recebido na função ( c p f ).

O método remove irá procurar na lista em que está sendo utilizado a primeira ocorrência do item passado como parâmetro e irá removê-lo, ou seja, ele irá procurar em l i s t a pelo CPF armazenado em c p f e irá removê-lo.

Lembrete: se dois itens iguais pertencerem a uma lista, o método remove irá remover apenas a primeira ocorrência desse item.

Passo 2

Agora que já temos a função d e l e t a C P F definida, basta desenvolvermos o código principal:

Que basicamente irá requisitar ao usuário o CPF que será removido e passará o mesmo, juntamente com a lista l i s t a C P F , como parâmetro da função d e l e t a C P F . Após isso, o programa utilizará uma estrutura de repetição for para imprimir na tela os itens remanescentes em l i s t a C P F .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)