Exercícios Resolvidos de Métodos de Lista

Ver Teoria

Enunciado

Observe o seguinte trecho de código:

Continue esse programa de forma com que os elementos 1, 3 e 5 sejam removidos da lista p e r f e i c a o . Após isso, imprima o novo conteúdo da lista na tela.

Passo 1

Para continuarmos o nosso programa, nós temos que o conhecer o método de lista responsável pela remoção de itens, nesse exercício usaremos o pop:

A utilização do método pop de uma lista é bastante simples, se o mesmo for usado sem nenhum parâmetro ou argumento, o mesmo irá remover por padrão o último elemento de uma lista. Como esse não é o nosso caso, utilizaremos o método pop passando como argumento os respectivos índices dos elementos 1, 3 e 5 na lista, que são: 0, 2 e 4.

Vale ressaltar que a remoção deve ser feita sempre do maior índice para o menor, caso contrário, os elementos posteriores terão os seus índices alterados a partir do momento que a lista é reorganizada após uma remoção.

Passo 2

Agora que já removemos os elementos 1, 3 e 5, basta imprimirmos o novo conteúdo da lista na tela. Para isso, basta utilizarmos uma estrutura de repetição:

E pronto! Será impresso na tela aquilo que chamamos de perfeição na terra: açaí, banana e granola.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)