Exercícios Resolvidos de Métodos de Lista

Ver Teoria

Enunciado

Suponha que uma lista de nomes possui um de seus nomes armazenado erroneamente e a única coisa que você se lembra é o nome incorretamente inserido: “Gutavo”.

Além disso, essa lista é extremamente grande para procurarmos a posição do nome incorreto manualmente:

Sendo assim, faça um programa que receba como entrada o nome incorreto e o nome correto, encontre a posição em que o nome incorreto está armazenado na lista e o remova. Em seguida, insira o nome correto na mesma posição.

Passo 1

Vamos começar o nosso programa requisitando ao usuário a entrada do nome incorreto e do nome correto:

Passo 2

Tendo o nome incorreto armazenado em n o m e E r r a d o , nós podemos utilizar o método de lista index para encontrarmos a posição em que esse nome está inserido:

Para isso, basta utilizarmos o método index de n o m e I n s c r i t o s passando como parâmetro para o mesmo a variável n o m e E r r a d o . Após isso, se o dado passado como parâmetro realmente estiver na lista (que é nosso caso) o seu índice será retornado e, com base nesse código, armazenado na variável p o s .

Passo 3

Agora que temos a posição do nome incorreto armazenada, podemos utilizar o método remove para eliminarmos esse nome da lista:

Passo 4

Por fim, agora que removemos o nome incorreto da lista, está na hora de inserirmos o nome correto na mesma posição. Como já temos essa posição, basta utilizarmos o método de lista insert para realizarmos a inserção:

Prontinho! O problema do nome incorreto que estava perdido nessa lista gigante acabou de ser corrigido.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)