Exercícios Resolvidos de Parâmetros Adimensionais

Ver Teoria

Enunciado

Dos parâmetros adimensionais para transferência de massa, separe-os em números primários, secundários e terciários.

Passo 1

Fala aí!! Vamos começar com as definições de número dimensional primário, secundário e terciário e por último a gente indica cada um dos parâmetros nessa classificação, ok?

Bom, o número adimensional primário é aquele que resulta da análise global de um fenômeno isolado, ou seja representa uma fração desse fenômeno, um instante… É normal ele apresentar um parâmetro cinemático.

O número adimensional secundário, surge da análise simultânea de dois fenômenos no mesmo nível de transferência… Já o número adimensional terciário, é aquele onde ocorre simultâneamente dois fenômenos em níveis diferentes de transferência, um macroscópico e o outro molecular.

Passo 2

Agora que temos as definições, vamos separar nossos parâmetros adimensionais, como número adimensional primário vamos ter o número de Reynolds e o número de Sherwood. Como parâmetro adimensional secundário temos o número de Schmidt e o número de Stanton e de parâmetro terciário temos o número de Peclet mássico.

Prontinho!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Postulou-se a existência do seguinte número adimensional L = l M λ . Analise-o, sabendo que l M é o comprimento da mistura de Prandtl e λ , o caminho livre médio.
Admitindo que a espessura da camada limite dinâmica turbulenta, em uma placa-plana horizontal, é da mesma ordem de magnitude da máscara, obtenha uma relação de magnitude para o número de Sherwood no r
Qual a importância do modelo da camada limite na obtenção de correlações?
Ordene de forma decrescente os valores de k m estimados pelas analogias de Reynolds, de Prandt e de von kármán.
Por intermédio do resultado advindo do exercício anterior, proponha um fator para o cálculo do coeficiente de transferência de massa semelhante ao de Chilton-Colburn.