Transferência de Massa por Convecção

Resumo

Precisando aprender sobre transferência de massa por convecção?

Então vem comigo!

Antes de falarmos da transferência de massa por convecção é necessário estar claro o que é a própria transferência de massa.

Chamamos de transferência de massa o processo no qual ocorre um transporte/migração de espécies químicas em um meio.

Ilustração da transferência de massa
Ilustração da transferência de massa

Esse transporte de massa no meio pode ocorrer por dois mecanismos: difusão e convecção. E aqui vamos falar especificamente sobre a transferência de massa por convecção.

Por exemplo, se nós temos um copo com água e pingamos uma gotinha de corante, o que acontece?

Se a gente só pingar a gotinha e não mexer mais, a gente vai ver a gotinha se espalhando aos poucos por todo o líquido. Depois de um tempão, o corante vai estar distribuído uniformemente em todo o líquido. Esse processo lento e que ocorre devido ao movimento microscópico intrínseco das moléculas, é o mecanismo que chamamos de difusão.

Mas, se assim que pingarmos a gota de corante na água, pegarmos uma colher e mexer? O que acontece é que o corante vai se distribuir uniformemente por toda a água bem mais rápido. Esse processo de transporte de massa no meio devido à um movimento de todo o sistema causado por uma ação externa é o que chamamos de convecção mássica.

Se eu te falar que você usa a convecção mássica quase todo dia você acredita em mim? Sabe quando você vai adoçar um café ou um suco no café da manhã? Então, o que fazemos é colocar o açúcar e depois mexer com uma colherzinha, não é? O que estamos fazendo é uma ação externa que movimenta o sistema e faz com que o açúcar seja transferido para o líquido mais rapidamente. Ou seja, estamos aplicando a transferência de massa por convecção, sacou?

Por definição, é isso que é a transferência de massa por convecção.

E aí você pode me perguntar: Não tem nenhuma conta? Nenhuma equação que descreve esse mecanismo?

Para a nossa tristeza tem haha

Mas não se preocupa e nem se desespera, beleza?

Aqui no Responde Aí tem todo esse conteúdo que você precisa para entender as contas, entender os exercícios e arrasar na prova!

Sério, confere o nosso Raio-X aqui em seguida, onde oraganizamos todo esse conteúdo, e você vai ver. Eu tenho certeza que não vai se arrepender! 👇🏽

Raio-X