Enunciado

Uma companhia de seguros analisou a freqüência com que 2.000 segurados (1.000 homens e 1.000 mulheres) usaram o hospital. Os resultados são apresentados na tabela:

(a) Qual a probabilidade de que uma pessoa segurada use o hospital?

(b) O uso do hospital independe do sexo do segurado?

Passo 1

Fala ai meu querido, para resolver o item a), a gente vai ter que somar o total de pessoas que usaram o hospital, segundo os dados do problema e em segui9da dividir esse número pelo total de pessoas que fizeram parte do estudo:

O número de indivíduos que usaram o hospital é 100 + 150 = 250 . Então P p e s s o a   s e g u r a d a   u s e   h o s p i t a l = 250 2000 = 0,125

Passo 2

Para nos ajudar a responder o intem b), vamos construir uma tabela com as frequências relativas:

Vemos que a proporção de homens entre aqueles que usaram o hospital é consideravelmente menor que a de mulheres. Ou seja, pela tabela a cima verificamos que 40% das pessoas que usaram o hospital 40% eram homens e 60% eram mulheres.

Então, parece haver DEPENDÊNCIA entre as variáveis sexo e uso do hospital, ou seja, ser homem ou ser mulher influencia se você tem mais tendência a usar o hospital ou não.

Resposta

a   0,125

b   N ã o .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

João, Júlio, Jonas e Jacques formaram uma banda com quatro instrumentos. Se cada um dos garotos é capaz de tocar todos os instrumentos, quantas diferentes combinações são possíveis? E se João e Júlio
De quantas maneiras 8 pessoas podem se sentar em fila se:(e) houver 4 casais e cada casal precisar sentar-se junto?
De quantas maneiras 8 pessoas podem se sentar em fila se:(e) houver 4 casais e cada casal precisar sentar-se junto?
De quantas maneiras três romances, dois livros de matemática e um livro de química podem ser arranjados em uma prateleira se (a) eles puderem ser colocados em qualquer ordem?(b) for necessário que os
De quantas maneiras 8 pessoas podem se sentar em fila se:(b) as pessoas A e B tiverem que se sentar uma ao lado da outra?