Enunciado

Considere Y uma v.a. com distribuição de Poisson, com parâmetro λ > 0. Obtenha a EMV de λ, baseado numa amostra de tamanho n.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para acharmos o EMV para o estimador. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser realizar a função de densidade de probabilidade e a de verossimilhança.

P Y i = y i λ = e - λ λ y i y i !

L λ y = e - λ n λ ∑ y i ∏ y i !

Passo 3

Pronto!! Agora é só analisarmos!!

log ⁡ L λ y = - n λ +   ∑ y i log ⁡ λ - log ⁡ ∏ y i !

λ M V = y

Resposta

λ M V = y

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que na análise de variância do modelo de efeitos fixos, E M Q E = σ ¨ 2 . Como o seu desenvolvimento mudaria se o modelo de efeitos aleatórios tivesse sido especificado?
Considere uma situação de ANOVA com a = 4 médias: μ 1 = 1 , μ 2 = 5 , μ 3 = 8 e μ 4 = 4 . Suponha que σ 2 = 4 , n = 4 e α = 0,05 .a)Encontre a potência do teste F na ANOVA.b)Quão grande deve ser o tam
Considere o modelo de efeitos aleatórios para o planejamento completamente aleatorizado com único fator. ( a ) Mostre que um intervalo de confiança de 100 1 - α % para a razão σ τ 2 / ( σ 2 + σ τ 2 )
Mostre que a variância da combinação linear ∑ i = 1 a c i Y i ,éσ 2 ∑ i = 1a n i c i 2 . é
Em um modelo de efeitos fixos, suponha que existam n observações para cada um dos quatro experimentos. Sejam Q 1 2 , Q 2 2 e Q 3 2 as somas dos quadrados, com graus de liberdade iguais a um, para cont