Enunciado

Houve uma denúncia por parte dos operários de uma indústria de que, toda vez que ocorria um acidente em uma seção da indústria, ocorriam outros em outras seções mais ou menos no mesmo horário. Em outras palavras, os acidentes não estavam ocorrendo ao acaso. Para verificar essa hipótese, foi feita uma contagem do número de acidentes por hora durante um certo número de dias (24 horas por dia). Os resultados da pesquisa foram apresentados no quadro a seguir.

(a) Calcule o número médio de acidentes por hora nessa amostra.

(b) Se o número de acidentes por hora seguisse uma distribuição de Poisson, com média igual à que você calculou, qual seria o número esperado de dias com 0, 1, 2,... etc. acidentes?

(c) Os dados revelam que a suspeita dos operários é verdadeira?

Passo 1

Bom, galerinha. Vamos saber o que precisamos para resolver cada alternativa, beleza?

Na alternativa (a) usaremos a seguinte fórmula para calcular o número médio de acidentes por hora

x - = ∑ i = 0 n x i p i ∑ i = 0 n p i  

Na (b) e (c) temos que saber um conceito chamado teste de aderência.

Bom, a ideia de se realizar um teste de aderência é testar se o modelo probabilístico se adequa aos seus dados. Pera, o que?

Aqui no Responde aí, vocês encontraram uma explicação completa e rapidinha sobre teste de aderência.😊

Partiu?

Passo 2

Sendo X   o número de acidentes,

x - = ∑ i = 0 n x i p i ∑ i = 0 n p i = 0 × 200 + 1 × 152 + … + 8 × 4 480 = 1,18

Passo 3

A tabela a seguir traz o número esperado de horas com 0, 1, 2, ... acidentes, obtido sob o modelo de Poisson, calculados por 480 × P X   =   x   e   P X = x = e - 1,18 × 1,18 x x !

Passo 4

Se for analisada a medida χ 2 = ∑ o i - e i 2 e i = 251,37 , haverá indicação de que a distribuição não se aproxima de uma Poisson.

Resposta

(a) x - = 1,18

(b)

(c) A suspeita dos operários é falsa.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Teste, para o nível α=0,05 , que os dados abaixo são de uma amostra de uma distribuição uniforme no intervalo ( 0,1 ) .
Prove que ( 14.3 ) pode ser escrita na forma χ 2 = ∑ i = 1 S O i 2 / E i - n
Deseja-se verificar se o modelo Uniforme Discreto com valores de 0 a 5 pode ser usado para modelar o número de reclamações que chegam por hora a uma Central de Atendimento ao consumidor. O sorteio de
Uma indústria registra, em cada semana, o número de dias em que ocorrem acidentes de trabalho. Para uma amostra de 200 semanas, verifique se os dados apresentados a seguir, aderem ao modelo Binomial c
O número de chegadas de clientes a um banco foi anotado minuto a minuto para uma amostra de 70 períodos (de um minuto). Os dados foram os seguintes:O modelo de Poisson foi proposto para modelar essas