Exercícios Resolvidos de Propriedades físicas dos compostos orgânicos

Ver Teoria

Enunciado

Há quatro amidas com a fórmula C 3 H 7 N O . (a) Represente suas estruturas. (b) Uma dessas amidas possui ponto de fusão e ponto de ebulição muito mais baixos que os das outras três. Qual é essa amida? Explique sua resposta.

Passo 1

Nosso primeio passo aqui é descobrir como são essas estruturas das amidas mencionadas.

Primeira amida que vamos fazer é aquela de cadeia normal com os 3 carbonos na cadeia da carbonila.

Então agora que vimos a nossa primeira dessas amidas, vamos atrás das outras.

A próxima é uma amida que tem 2 carbonos na cadeia que tem a carbonila e carbono ligado diretamente ao nitrogênio.

A terceira amida que descobriremos é uma amida com 1 carbono na parte da carbonila e os outros 2 estão em uma cadeia ligada a o nitrogênio.

por último a nossa ultima estrutura é a da amida com 1 carbono na cadeia da carbonila e outros dois carbonos ligados ao nitrogênio separadamente., como dois radicais separados.

Passo 2

Passo 3

Agora vamos entender que há uma dessas amidas com um ponto de ebulição muito menor que as outras. Observe que a seguinte amida não apresenta interações do tipo ligação de hidrogênio.

Isso por que nessa amida não há átomos de hidrogênio ligados diretamente a átomos de F ,   O   o u   N

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Um poliéster tem a unidade repetitiva - ( O C H 2 C 6 H 4 O O C C 6 H 4 C O ) 6 - . Identifique os monômeros do poliéster.
Escreva a fórmula estrutural de duas unidades do polímero formado a partir de:reação de ácido tereftálico com 1,2-diaminoetano, H 2 N C H 2 C H 2 N H 2 ;a polimerização do ácido 4-hidróxi-benzóico.
Escreva a fórmula estrutural de duas unidades do polímero formado a partir de:A reação de ácido oxálico (ácido etanóico), H O O C C O O H , com 1,4-diaminobutano, H 2 N C H 2 C H 2 C H 2 C H 2 N H 2 ;
Escreva as fórmulas estruturais dos monômeros dos seguintes polímeros, para os quais é dada a unidade repetitiva:Um polímero usado para fazer tapetes, - ( O C ( C H 3 ) 2 - C O ) n ; - ( C H ( C H 3 )
Escreva as fórmulas estruturais dos monômeros dos seguintes polímeros, para os quais é dada a unidade repetitiva:poli(cloreto de vinila) (PVC), - ( C H C l C H 2 ) n - ;Kel-F, - ( C F C l C F 2 ) n -