Exercícios Resolvidos de Propriedades físicas dos compostos orgânicos

Ver Teoria

Enunciado

Liste as substâncias a seguir em ordem decrescente de ponto de ebulição:

Passo 1

Antes de tudo precisamos relembrar! Vamos lá!Não podemos esquecer a ordem dos pontos de ebulição de acordo com o tipo de ligação que cada composto apresenta. Os hidrocarbonetos, apresentam ligações dipolo induzido e por isso o seu ponto de ebulição será maior quanto maior for a massa molar do composto. Beleza? Vamo que vamo!

Agora vamos falar do caso dos álcoois( - O H ) e das aminas( - N H 2 ). Eles apresentam uma interação dipolo-dipolo especial, dessa forma seus pontos de ebulição são maiores do que de hidrocarbonetos, mesmo com massas molares parecidas.

Mas e entre eles dois?

Existem várias dessas ligações de hidrogênio que mantém as moléculas de álcool juntas e por isso elas apresentam pontos de ebulição maiores que aminas, de peso molecular parecido.

Agora estamos prontos!

Passo 2

Agora que estamos dominando tudo de ponto de ebulição, vamos resolver a questão!

Precisamos colocar na ordem decrescente, então é do maior para o menor! Já entendemos que os hidrocarbonetos serão os menores, depois as aminas e os maiores que serão os álcoois. Show!

Como temos três álcoois diferentes, identificamos o de maior ponto de ebulição, pela presença de mais hidroxilas ( - O H ).

Passo 3

Agora só faltam dois hidrocarbonetos, sabemos que eles apresentam a mesma fórmula molecular, então seus pesos moleculares são os mesmos. A única diferença entre eles é a presença ou não de ramificação… Hmmm...E nesse caso? Bom, as forças de Van der Waals dependem da área de contato das moléculas, por isso as ramificações diminuem o ponto de ebulição!

Assim teremos que:

Resposta

Em ordem decrescente de pontos de ebulição, temos:

Exercícios de Livros Relacionados

Um poliéster tem a unidade repetitiva - ( O C H 2 C 6 H 4 O O C C 6 H 4 C O ) 6 - . Identifique os monômeros do poliéster.
Escreva a fórmula estrutural de duas unidades do polímero formado a partir de:reação de ácido tereftálico com 1,2-diaminoetano, H 2 N C H 2 C H 2 N H 2 ;a polimerização do ácido 4-hidróxi-benzóico.
Escreva a fórmula estrutural de duas unidades do polímero formado a partir de:A reação de ácido oxálico (ácido etanóico), H O O C C O O H , com 1,4-diaminobutano, H 2 N C H 2 C H 2 C H 2 C H 2 N H 2 ;
Escreva as fórmulas estruturais dos monômeros dos seguintes polímeros, para os quais é dada a unidade repetitiva:Um polímero usado para fazer tapetes, - ( O C ( C H 3 ) 2 - C O ) n ; - ( C H ( C H 3 )
Escreva as fórmulas estruturais dos monômeros dos seguintes polímeros, para os quais é dada a unidade repetitiva:poli(cloreto de vinila) (PVC), - ( C H C l C H 2 ) n - ;Kel-F, - ( C F C l C F 2 ) n -