Nomenclatura de Ácido Carboxílico

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Estamos aqui hoje para aprender de vez a como nomear as ácidos carboxílicos. .

Antes de tudo, vamos relembrar rapidinho o que são ácidos carboxílicos. Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam uma hidroxila ligada a uma carbonila na extremida da cadeia carbônica. Desse jeito aqui:

E como fazemos para nomear uma um ácido carboxílico? Primeiro de tudo, nós precisamos numerar a cadeia principal e essa numeração deve ser tal que a hidroxila ligada a carbonila, ou seja, a função, deve estar associada ao carbono 1. Se liga aqui:

Agora, sabendo disso, seguiremos esse padrão aqui:

Precisamos lembrar que esse prefixo da cadeia está relacionado com o número de carbonos que temos na cadeia principal. Os principais prefixos estão organizados bonitinhos na tabela abaixo, quando você precisar é só conferir:

Show de bola, vamos ver um exemplo:

E se tiverem ramificações na cadeia principal, como fazemos? Nesse caso, acrescentaremos, após a palavra "ácido", o carbono ao qual a ramificação está ligada e o prefixo para a ramficação.

As ramificações mais comuns e seus prefixos são esses aqui:

Exemplo:

Caso tenha mais de uma ramificação, vamos citar elas do jeitinho que vimos anteriormente, mas como são mais de uma vamos separá-las por vírgula e colocá-las em ordem alfabética.

E por último, mas não menos importante, caso haja alguma ligação dupla ou tripla na cadeia principal, trocaremos o intermediário "an" por "en" se for uma ligação dupla e por "in" se for uma ligação tripla. E devemos colocar também o número de carbono em que a ligação insaturada está.

Exemplo:

Sei que tem bastante regrinhas para gravar, mas eu te garanto que se você for praticando isso vai ficar moleza depois.

Esse foi nosso papo sobre a nomenclatura de ácido carboxílicos. No nosso assunto Introdução a Química Orgânica você encontra essa e as demais funções orgânicas e suas respectivas regras de nomenclatura. Dá um confere lá ✌🏽

Conteúdos Complementares

Conceitos de Introdução à Química Orgânica

Diasteroisômeros Moléculas Orgânicas Isomeria de Cadeia