Enunciado

29 – Pesquisadores que trabalham com polímeros, frequentemente registram os seus dados em unidades estranhas. Por exemplo, na determinação de massas molares de polímeros por osmometria, as pressões osmóticas são frequentemente registradas em gramas por centímetro quadrado (g cm-2), e as concentrações, em gramas por centímetro cúbico (g cm-3)

A) Com essas unidades, quais seriam as unidades de R na eq. de van’t Hoff?

B) Os dados da tabela a seguir, da pressão osmótica do polissobuteno em clorobenzeno, a 25°C, em função da concentração. A partir desses dados, determine a massa molar do polissobuteno fazendo o gráfico de П/c contra c.

C) Solventes teta são solventes para os quais o segundo coeficiente osmótico é zero; para solventes ‘ruins’, o gráfico é linear, e para ‘bons’ solventes é não linear. A partir do gráfico que foi feito, como você classificaria o clorobenzeno como solvente para o polissobuteno? Discuta o resultado em termos da estrutura molecular do polímero e do solvente.

D) Determine o segundo e o terceiro coeficientes osmóticos do virial fazendo o ajuste dos dados à equação da pressão osmótica na forma do virial.

Passo 1

A)

Vamos começar pegando a eq. de van’t Hoff, que é dada pela eq. 5.40:

П = B R T = c R T M

As unidades da pressão osmótica podem ser expressas em termos de g cm-2 com dito no enunciado, assim dividindo a pressão osmótica pela aceleração da gravidade g

П ' = П g

Onde, em termos de unidades

П ' = f o r ç a / á r e a c o m p r i m e n t o / t e m p o 2

Sendo

f o r ç a = m a s s a ∙ c o m p r i m e n t o / t e m p o 2

Assim,

П ' = ( m a s s a ∙ c o m p r i m e n t o ) / ( á r e a ∙ t e m p o 2 ) c o m p r i m e n t o / t e m p o 2 = m a s s a á r e a = g c m 2

Assim, para expressarmos a pressão osmótica em termos das unidades g cm-2, temos que dividir a pressão osmótica por g. Assim,

П ' = c R g T M

Definindo

R ' = R g

П ' = c R ' T M

Passo 2

Vamos agora atribuir as unidades para as constantes R e g:

Em unidades de joule, kelvin e mol, a constante dos gases ideais possui um valor de:

R = 8,314   J   K - 1 m o l - 1

Vamos relembrar que a unidade de joule, J, é expressa em termos das unidades do SI como

J = k g   m 2 s - 2

Assim,

R = 8,314   k g   m 2 s - 2   K - 1 m o l - 1

A constante da aceleração da gravidade possui um valor de:

g = 9,81   m   s - 2

Assim,

R ' = 8,314   k g   m 2 s - 2 K - 1 m o l - 1 9,81   m   s - 2

R ' = 0,848   k g   m   K - 1   m o l - 1

Convertendo para grama e centímetro:

R ' = 0,848   k g   m   K - 1   m o l - 1 100   c m 1,0   m 1000   g 1,0   k g

R ' = 84800   g   c m   K - 1   m o l - 1

Passo 3

B)

Com os dados fornecidos no enunciado, para baixas concentrações, até 0,033 g cm-3, plota-se o seguinte gráfico de П/c versus c:

Pela equação de van’t Hoff, o coeficiente linear da reta da pressão osmótica dividida pela concentração, П/c, contra a concentração, c, que é exatamente o intercepto da reta, é dado por:

i n t e r c e p t o = R T M

Assim, isolando M

M = R T i n t e r c e p t o

Pelo gráfico

i n t e r c e p t o = 230   g   c m - 2

Assim,

M = 84800   g   c m   K - 1 m o l - 1 298,15   K 230   g   c m - 2

M = 1,1 x 10 5   g   m o l - 1

Passo 4

Para sabermos se o clorobenzeno é um bom solvente ou não para o polissobuteno, vamos determinar o gráfico de П/c versus c em altas concentrações, pegando os dados da tabela fornecida, e se o gráfico tiver um comportamento não linear, o clorobenzeno será um bom solvente para o polissobuteno.

Com os dados em completo, plota-se o seguinte gráfico:

Pode-se ver que o comportamento da curva segue um padrão não linear, assim o clorobenzeno é um bom solvente.

Passo 5

Como achamos anteriormente, o clorobenzeno é um bom solvente para o polissobuteno, isso pode ser explicado pelas suas estruturas moleculares.

O clorobenzeno, possui uma característica de não polaridade em sua molécula, ou seja, é uma molécula apolar devido a presença do anel aromático. O polissobuteno também é uma molécula apolar, por possuir em sua molécula canônica, isto é, o monômetro, constituída por uma cadeia de hidrocarbonetos.

Com isso, devido a essa similaridade de natureza apolar em suas moléculas, o clorobenzeno acaba tendo uma grande interação intermolecular com o polissobuteno e sendo assim servindo bem como um solvente para o polissobuteno.

Passo 6

D)

A equação da pressão osmótica na forma do virial é:

П c = R T M ( 1 + B ' c + C ' c ' 2 )

Podemos rearranjar a expressão acima e coloca-la na forma de uma equação da reta, para que depois consigamos fazer um ajuste a uma reta e determinarmos o segundo e o terceiro coeficientes do virial (B’ e C’, respectivamente). Rearranjando,

П c R T M - 1 = B ' c + C ' c 2

Dividindo por c:

П c / R T M - 1 c = B ' + C ' c

Assim, o segundo coeficiente do virial, B’, será o coeficiente linear da eq. da reta acima, e o terceiro coeficiente do virial, C’, será o coeficiente angular da reta.

Para você obter a estes coeficientes, você pode fazer uma regressão linear para o gráfico dado pela seguinte relação:

П c / R T M - 1 c   v s   c

Obtém-se a seguinte equação da reta, obtida pelo ajuste dos dados a uma reta:

П c / R T M - 1 c = 21,4 + 211 c

Assim,

B ' = 21,4   c m 3   g - 1

C ' = 211   c m 5   g - 2

Resposta

A)

R ' = 84800   g   c m   K - 1   m o l - 1

B)

M = 1,1 x 10 5   g   m o l - 1

C)

O clorobenzeno é um bom solvente para o polissobuteno.

D)

B ' = 21,4   c m 3   g - 1

C ' = 211   c m 5   g - 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma solução preparada pela adição de 0,50 g de um polímero a 0,200 L de tolueno (metil-benzeno, um solvente comum), tem pressão osmótica igual a 0,582 Torr em 20° C. Qual é a massa molar do polímero?
As pressões osmóticas de soluções de poliestireno em tolueno foram medidas a 25 ℃ ℃. Cada pressão, na tabela seguinte, está expressa em termos da altura de uma coluna do solvente de massa específica 1
A massa molar de uma enzima foi determinada pela medida das pressões osmóticas, a 20 ℃ ℃, de soluções da enzima em água e extrapolação dos dados até a concentração nula. Obtiveram-se os seguintes dado
Os dados da tabela a seguir mostram a pressão osmótica do policloropreno ρ = 1,25g.c m - 3 em tolueno ( ρ = 0,858g.c m - 3 ) a 30°C. Estes dados foram obtidos por K. Sato, F.R. Eirich e J.E. Mark [J.