Enunciado

Uma amostra de 0,40 g de um polipeptídeo dissolvida em 1,0L de uma solução em água, em 27 °C, tem pressão osmótica 3,74 Torr. Qual é a massa molar do peptídeo?

Passo 1

De novo vamos usar a fórmula π ∙ V = n ∙ R ∙ T , mas, você deve estar se questionando: “não tem massa molar na fórmula. E agora??”. Na verdade, tem sim, mas está disfarçada no n , acredite! Esse n , que é o número de mols, em Química, pode ser reescrito da seguinte maneira:

n = m / M M

Onde m é a massa do composto, e M M é sua massa molar. Pronto! Apareceu a massa molar na fórmula! (PS: Não esqueça dessa formulinha, é importante demais!!!)

Passo 2

Agora é reescrever a fórmula com m / M M no lugar de n , substituir pelos valores do enunciado e ser feliz!

π ∙ V = ( m M M ) ∙ R ∙ T

∴ 3,74   T o r r ∙ 1,0   L = ( 0,40   g / M M ) ∙ 62,4   T o r r ∙ L ∙ K - 1 ∙ m o l - 1 ∙ 300 K

(O R escolhido deve ter a mesma unidade de pressão que a pressão osmótica! Cuidado!!!)

Passo 3

Pronto. Só isolar M M e resolver a conta:

M M = ( 0,40 ∙ 62,4 ∙ 300 ) / ( 3,74 ∙ 1,0 )

∴ M M ≅ 2002   g / m o l

Resposta

∴ M M ≅ 2002   g / m o l

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma solução preparada pela adição de 0,50 g de um polímero a 0,200 L de tolueno (metil-benzeno, um solvente comum), tem pressão osmótica igual a 0,582 Torr em 20° C. Qual é a massa molar do polímero?
Medicamentos intravenosos são administrados frequentemente em glicose, 5,0% em massa, C6H12O6 (aq). Qual é a pressão osmótica dessas soluções, em 37° C (temperatura do corpo)? Suponha que a densidade
A massa molar de uma enzima foi determinada pela medida das pressões osmóticas, a 20 ℃ ℃, de soluções da enzima em água e extrapolação dos dados até a concentração nula. Obtiveram-se os seguintes dado
Os dados da tabela a seguir mostram a pressão osmótica do policloropreno ρ = 1,25g.c m - 3 em tolueno ( ρ = 0,858g.c m - 3 ) a 30°C. Estes dados foram obtidos por K. Sato, F.R. Eirich e J.E. Mark [J.
29 – Pesquisadores que trabalham com polímeros, frequentemente registram os seus dados em unidades estranhas. Por exemplo, na determinação de massas molares de polímeros por osmometria, as pressões os