Enunciado

Nos compostos que forma, o nitrogênio pode ser encontrado com números de oxidação na faixa -3 a +5. Dê um exemplo de composto ou íon de nitrogênio para cada um dos números de oxidação inteiros possíveis.

Passo 1

O nitrogênio é um dos elementos mais eletronegativos da tabela periódica. Só perde pro oxigênio e pro flúor, respectivamente. Por isso, na maioria dos compostos que forma – em que não esteja diretamente ligado com O e com F, o nitrogênio será o mais eletronegativo e, então, vai ter o mais baixo NOx possível: -3.

Em casos que o nitrogênio estiver ligado a oxigênio ou a flúor, a ligação química lhe concederá carga parcial positiva, que vai elevar seu número de oxidação. Quando ele estiver realizando ligações com outros nitrogênios, como ligações simples, duplas ou triplas, a ligação não tem polarização, e contribui com carga parcial nula.

Resposta

Exemplos de compostos/íons:

NOx -3:

N H 3 (amônia)

3 ligações com hidrogênio, menos eletronegativo, dão 3 cargas parciais negativas ao nitrogênio.

NOx -2:

N 2 H 4 (hidrazina)

Temos ligação N - N , com contribuição nula de carga parcial, e ligações de 4 hidrogênios com esses nitrogênios, sendo 2 H pra cada N . Assim, cada N , no balanço final tem NOx -2.

NOx -1:

N H 2 O H (hidroxilamina)

Temos o N ligado a 2 hidrogênios, que lhe conferem 2 cargas parciais negativas. Temos por fim o grupo O H ligado ao N a partir do O , que é mais eletronegativo, e confere carga parcial positiva ao N . Totalizamos em NOx -1.

NOx 0:

N 2 (gás nitrogênio)

Ligação N ≡ N , sem formação de cargas parciais, logo NOx = 0.

NOx +1:

N 2 O (óxido nitroso)

Oxigênio é mais eletronegativo, então, como já dito, terá NOx -2. Pro somatório dos NOx ser igual a zero (carga da molécula), o NOx dos dois N juntos precisa ser igual a +2. Assim, cada N individualmente tem NOx +1.

NOx +2:

N O (óxido nítrico)

Pelos mesmos motivos acima, mas agora com apenas um N , que terá NOx +2 pra cancelar com o NOx -2 do oxigênio.

NOx +3:

N O 2 - (íon nitrito)

Pelos mesmos motivos acima, mas agora a carga do composto é -1. Assim, O somatório dos NOx precisa ser -1. Temos -2 dos dois oxigênios, toalizando -4. Pra chegar a -1, o NOx do N precisa ser +3.

NOx +4:

N O 2 (dióxido de nitrogênio)

Pelos mesmos motivos que em N O , só que agora temos 2 oxigênios com NOx -2. Assim, pro somatório de NOx valer zero, o NOx do N precisa ser +4.

NOx +5:

N O 3 - (íon nitrato)

Da mesma maneira que pro N O 2 - , mas com 3 oxigênios agora, cada um com NOx -2, e carga -1 da molécula. Pra conta fechar (somatório de NOx = -1), o NOx do N pracisa ser +5.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O peróxido de hidrogênio, H 2 O 2 , é um agente de branqueamento não tóxico que está sendo usado como substituto do cloro na indústria e nas lavanderias domésticas. O processo de branqueamento é uma o
O tetrafluoreto de xenônio é um agente oxidante poderoso. Em uma solução ácida, ele se reduz a xenônio. Escreva a meia-reação correspondente.
Identifique o número de oxidação dos átomos de halogênio em (a) ácido hipoiodoso; (b) C l O 2 ; (c) heptóxido de dicloro; (d) N a I O 3 .
Dê o número de oxidação do fósforo em: (a) fósforo branco; (b) fósforo vermelho; (c) fosfina, P H 3 ; (d) difosfina, P 2 H 4 ; (e) P C l 3 ; (f) P F 5 ; (g) íon fosfato, P O 4 3 - ; (h) íon hidrogenof