Enunciado

Moléculas de corantes têm importância comercial, porque são intensamente coloridas. A maioria das moléculas de corantes têm muitas ligações múltiplas e frequentemente são aromáticas. Por que isso é importante para as propriedades dos corantes?

Passo 1

Muitos bem galera, os corantes apresentam estruturas complexas, responsáveis pela sua ligação ao tecido e pela coloração que irão apresentar.

Por que elas são as responsáveis pela cor?

Podemos explicar isso usando a teoria dos orbitais moleculares.

Quando é formada uma ligação π , ou seja, uma ligação dupla ou tripla entre dois átomos, de acordo com a teoria dos orbitais moleculares (TOM), dois orbitais p paralelos formam um só orbital molecular ligante e um antiligante. Este último, é o orbital de mais alta energia, enquanto o primeiro apresenta energia mais baixa.

Quando a luz incide na molécula é possível que os elétrons “saltem” do orbital ligante para o antiligante.

Pode parecer meio complexo, mas quanto maior o número de ligações duplas conjugadas, menor será a diferença de energia entre os orbitais ligantes e antiligantes.

Portanto, quanto maior for o número de ligações duplas conjugadas, menor será a energia necessária para excitá-la necessitando de ondas com menores frequências e maiores comprimentos de onda.

Como o comprimento de onda está diretamente relacionado com a coloração, diferentes moléculas absorvem diferentes comprimentos de onda e possuem coloração diferente.

Teórica né, mas tranquila!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3 – Antes de fazer o cálculo a seguir, esquematize a dependência da superposição entre um orbital 1s e um orbital 2p com a distância entre os dois orbitais. A integral de superposição entre um orbital
7 – Imagine uma pequena sonda, sensível a elétrons, de volume igual a 1,00 pm3, inserida num íon de hidrogênio molecular H2+, no estado fundamental. Calcule a probabilidade de a sonda registrar a pres
5 – Repita o cálculo do Problema 11.4, porém fazendo o gráfico das densidades de probabilidade dos dois orbitais. Depois, forme a densidade diferença, isto é, a diferença entre ψ2 e 0,5{ψ2A + ψ2B}.
17 – A molécula de fanantreno pertence ao grupo C2v, com o eixo C2 no plano da molécula. A) Dê as representações irredutíveis cobertas pelos orbitais C2px e obtenha as combinações lineares adaptadas à
19 – O íon molecular H+3, que tem papel importante nas reações químicas das nuvens interestelares, é conhecido ser triangular equilátero. (a) Identifique os elementos de simetria da molécula e determi