Enunciado

De qual das seguintes misturar você esperaria um desvio positivo, um desvio negativo ou nenhum desvio (isto é, que formasse uma solução ideal) da lei de Raoult? Explique sua resposta. (a) metanol, CH3OH, e etanol, CH3CH2OH; (b) HF e H2O; (c) C6H14 e H2O.

Passo 1

Pra seguir à risca a lei de Raoult, P = χ ∙ P ° , os componentes de uma mistura devem ser química e estruturalmente parecidos. Benzeno e tolueno, por exemplo, seguem esse modelo: moléculas parecidas, forças intermoleculares iguais ou muito similares. Muitas misturas, no entanto, não seguem a lei de Raoult à risca, ou seja, existem desvios. E o que causa esses desvios é justo o oposto do que faz com que a mistura a siga: moléculas estruturalmente diferentes, com forças intermoleculares não muito similares. Mas, cuidado: DOIS tipos de desvio podem existir: desvio positivo, e desvio negativo!

Um exemplo de desvio positivo é a mistura de benzeno com etanol. São moléculas estruturalmente bem diferentes. Além disso, enquanto o etanol tem como principal força intermolecular a ligação de hidrogênio, as moléculas de benzeno só interagem entre si com forças de London (Van de Waals). Assim, é como se as moléculas de um não gostassem de ficar junto com as do outro, na fase líquida, e a pressão de vapor aumentaria por ter mais moléculas “fugindo” do líquido pro vapor.

Um exemplo de desvio negativo é a mistura de acetona, CH3COCH3, com clorofórmio, CHCl3. As moléculas de um gostam mais de ficar com as do outro do que consigo próprias, daí é como se tudo no líquido ficasse mais “coeso” e menos vapor acima do líquido você tivesse, reduzindo a pressão de vapor.

Pra responder esse tipo de questão, então, é avaliar a estrutura da molécula e avaliar forças intermoleculares! Nem é tão complicado!!

Resposta

(a)metanol e etanol são estruturalmente muito parecidos, têm forças intermoleculares praticamente idênticas (ligação de hidrogênio no grupo OH e London na parte carbônica), logo, não têm desvio e obedecem bem à lei de Raoult.

(b)HF e H2O vão ter um desvio negativo, reduzindo a pressão de vapor, porque a interação da molécula de um com a de outro estabelece fortes forças de ligação de hidrogênio, fazendo com que a mistura seja bastante “coesa” e haja menos vapor acima da fase líquida.

(c)hexano e água são moléculas muito diferentes, com forças intermoleculares bem distintas – forças de London no hexano, ligação de hidrogênio na água. Logo, vai existir desvio positivo, aumentando a pressão de vapor acima da fase líquida porque as moléculas não gostam de estar misturadas umas com as outras e vão tentar “fugir” da fase líquida.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A 25 ℃ ℃, a massa específica de uma solução a 50 % ponderais de etanol em água é 0,914gc m - 3 . O volume parcial molar de água nesta solução é 17,4c m 3 m o l - 1 . Calcule o volume parcial molar do
Os volumes parciais molares de dois liquidos A e B numa solução em que a fração molar de A é 0,3713, são, respectivamente , 188,2c m 3 m o l - 1 e 176,14c m 3 m o l - 1 . A massa molar de A é 241 g m
As soluções de ácido propiónico e vários outros líquidos orgânicos foram investigadas, a 313,15K , por Comelli e Francesconi (F. Comelli and R. Francesconi, J. Chem. Eng. Data 41, 101 (1996)). Segundo
Que proporções de etanol e de água devem ser misturadas para a obtenção de 100c m de uma solução contendo 50 % em massa de etanol? Que variação de volume é provocada pela adição de 1,00c m de etanol a
A energia de Gibbs de excesso de soluções de metilcicloexano (MCH) e tetraidrofurano (THF) a 303,15K ajusta-se à expressão G E = R T x 1 - x 0,4857 - 0,1077 2 x - 1 + 0,0191 2 x - 1 2 onde x é a fraçã